Durante a semana que passou a água esteve incaracteristicamente quente na costa (continental) portuguesa, proporcionando sessões de surf muito agradáveis de norte a sul do país.

Algo também pouco característico também foi o avistamento de tubarões em vários pontos da costa, com especial destaque para a zona da Figueira da Foz. Durante a tarde de hoje, três tubarões foram identificados perto do Cabelo, o local onde se realizou a primeira prova do Championship Tour da WSL, em Portugal. Apesar de serem de pequeno porte, foi o suficiente para que três praias na Figueira da Foz não fossem consideradas seguras, obrigando à retirada da água de todos os surfistas e veraneantes.

Ao longo dos anos foram registados vários avistamentos de tubarões por toda a costa portuguesa, havendo inclusivamente alguns ataques de pouca consequência, por tubarões mais pequenos, documentados. É provável que seja mais comum partilhar o line up com tubarões do que se pensa, apesar do risco de ataque, especialmente com gravidade, ser muito reduzido. De qualquer modo aconselha-se cautela a todos os surfistas e frequentadores do mar…

 

Comentários