O mar subiu para o segundo dia de prova dos Jogos Olímpicos, em Tsurigasaki Beach, Japão, apesar das condições apresentarem mais vento que anteriormente.q
O dia começou com a prova feminina e de imediato uma derrota inesperada de Stephanie Gilmore para Bianca Buitendag, uma surfista que deu que falar no Championship Tour há alguns anos mas que se encontra fora do tour na actualidade.
Logo de seguida foi a vez da portuguesa Yolanda Hopkins defrontar uma das melhores surfistas do momento, Johanne Defay, que venceu a mais recente etapa do CT, o Jeep Surf Ranch Pro. Em direitas com algum potencial Yolanda deu tudo desde o início, fazendo várias ondas com grandes manobras no lip e boas rasgadas. A poucos minutos do fim Hopkins contava com notas de 6.17 e 4.67, deixando a francesa a precisar de uma nota de 7.27 pontos, um requisito que entretanto baixou para 5.02 depois de sua primeira boa onda.
Defay acusou algum nervosismo com o fim da bateria a chegar, apanhando várias ondas com pouco potencial, o que não lhe permitiu dar a volta ao resultado. Com a surpreendente vitória Yolanda fica um passo mais perto de uma medalha olímpica.
Horas mais tarde foi a vez de Teresa Bonvalot competir, na bateria 6 contra Silvana Lima. Infelizmente as condições favoreciam mais à surfista do CT, que acabou por vencer a bateria e afastar a portuguesa da prova.
Seguiu-se a prova masculina que teve como destaque a eliminação de John John Florence por Kolohe Andino, provando que o 2x campeão mundial ainda não está 100% recuperado da sua lesão. Também Julian Wilson ficou pela terceira fase, sendo eliminado por Gabriel Medina. Ítalo Ferreira, Kanoa Igarashi, Michel Bourez, Hiroto Ohhara, Lucca Mesina e Owen Wright completam os quartos de final.
Acompanha a evolução desta prova em onfiresurfmag.com
Comentários