O Surf Rias Baixas Pro, um Pro-Junior de duas estrelas, é a etapa que vai decidir o título deste ano e, depois de um dia de pausa no “palco” original da prova, a organização recorreu à segunda alternativa. A praia de Santa Maria de Oia fica mais para baixo na costa da Galiza em direcção ao Portugal e recebe mais swell, o suficiente para avançar com a prova.

As ondas chegavam a um metro mas este reef break é um dos picos mais “estranhos” de todo o circuito. Muitas ondas levantavam quando passavam em pequenas lajes e depois ficavam moles, oferecendo algumas secções aos competidores, principalmente para a esquerda.

No fim deste dia de prova os dois candidatos ao título mantinham-se em prova, Vasco Ribeiro e Leonardo Fioravanti. No entanto o português está dependente da prestação do seu adversário, que apenas precisa de um 5º lugar para garantir o primeiro título Pro-Junior italiano.

O surfista de S. João foi o melhor surfista do dia impondo um média altíssima no seu heat do round de 64 mas outros portugueses destacaram-se neste primeiro dia. João Kopke mostrou grande forma e venceu o seu heat e pouco depois Miguel Blanco fez o mesmo. Infelizmente nesse heat ficava pelo caminho o açoriano Jácome Correia, que surfou bem mas ficou a precisar de uma nota alta.

Logo no heat seguinte perdia mais um português, Pedro Coelho. Na sua última onda Pedro quase virou o heat ao conseguir fazer uma das mais longas ondas do dia. Mas, apesar de ter encaixado bastantes manobras, ficou a faltar uma manobra mais forte para fazer a diferença e passar à fase seguinte.

Tomás Fernandes e Francisco Alves estavam no heat seguinte e apesar da sua superioridade quase foram surpreendidos pela escolha de ondas do francês Imanol Geledan. Mesmo assm Fernandes agarrou a liderança a meio do heat enquanto que Alves só virou mesmo no fim.

Miguel Madeira também conseguiu vencer um heat com poucas oportunidades, derrotando o vencedor da etapa de Lacanau, Natxo Gonzalez. Mas neste heat ficava de fora Guilherme Fonseca um surfista que tem potencial para ter resultados melhores do que tem tido neste circuito.

Seguiu-se a prova feminina onde as quatro competidoras portuguesas, Carina Duarte, Teresa Bonvalot, Camila Kemp e Keshia Eyre, garantiram as suas vagas na segunda fase da prova, os quartos de final. O Surf Rias Baixas Pro regressa amanhã, acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.