Depois de várias horas on hold, o MEO Portugal Cup of Surfing voltou à água em Ribeira D’Ilhas, para um final de tarde de surf com boas condições.
O primeiro heat do round 2 masculino juntava um veterano do Championship Tour, Jadson André, e o surfista português mais em forma da actualidade, Vasco Ribeiro. Foi o brasileiro quem começou melhor mas as duas últimas trocas de ondas mudaram tudo. Vasco fez uma onda mais curta mas com apenas três manobras garantiu uma nota de 6.5 que lhe parece ter dado mais confiança. “Jaddy” fez uma onda muito mais longa, mole no outside mas bem levantada no inside e apenas conseguiu mais meio ponto. Ribeiro entretanto apanhou uma onda com muito potencial e aproveitou-a bem, com uma série de batidas e carves, recebendo uma nota de 8.07 e a resposta do seu adversário não foi suficiente.
Henrique Pyrrait também tinha como adversário um surfista com experiência no CT, Leonardo Fioravanti, mas não se deixou intimidar. Com um backside bem afiado e muita local knowledge encheu várias ondas com muitas manobras, passando grande parte da bateria a precisar de uma nota de 5.18 pontos para passar para a frente. Leo entretanto surfou muito bem algumas ondas do set e aumentou o requisito para 7.37, o que fez “Neco” subir à ocasião e responder com a melhor nota do heat, um 6.5. Pyrrait acabou por ser eliminado mas provou ser merecedor da sua vaga neste e em muitos outros eventos de nível mundial.
A bateria seguinte era a única sem portugueses, mas contava com a presença de um residente da Ericeira, o número 6 do WCT, Kanoa Igarashi, contra o francês, Gatien Delahaye. Como já se esperava, Igarashi dominou o heat, abrindo com uma nota de 8.5 e fechando com uma onda bem espremida para seguir para os quartos de final.
O dia acabou com um confronto muito relevante, Frederico Morais contra Afonso Antunes. Dentro de pouco tempo os dois, e Vasco Ribeiro, vão decidir quem será o campeão nacional, mas aqui era “só” uma vaga no round 3 em jogo. Afonso foi o primeiro a pontuar mas Frederico foi quem começou melhor, mostrando surf de rail para dominar o heat por completo e seguir em frente.
Acompanha tudo em directo AQUI!
Quartos de final femininos:
Heat 1: Anat Lelior x Camilla Cardoso
Heat 2: Johanne Defay x Carolina Mendes
Heat 3: Pauline Ado x Yolanda Hopkins
Heat 4: Teresa Bonvalot x Nadia Erostarbe
Quartos de final masculinos:
Heat 1: Ramzi Boukhiam x Vasco Ribeiro
Heat 2: Italo Ferreira x Leonardo Fioravanti
Heat 3: Maxime Huscenot x Kanoa Igarashi
Heat 4: Aritz Aranburu x Frederico Morais
Comentários