O Surfest Newcastle Pro é a 5ª etapa QS 5.000 da temporada de 2020 no circuito de qualificação da WSL e em prova estavam 5 representantes do nosso país, apenas um na categoria masculina e quatro na feminina.
A prova arrancou em Newcastle (NSW, Austrália) como previsto, com a categoria masculina, onde se encontrava Vasco Ribeiro. Nos primeiros heats as ondas estavam difíceis de surfar, com muitos close outs mas perto do heat 6 as condições melhoraram e os tubos apareceram.
O aussie Chris Zaffis foi o primeiro a descobrir os “canudos” para vencer o seu heat, enquanto que Kei Kobayashi, na bateria seguinte fez a primeira nota de 9 pontos, mais especificamente 9.17 numa direita pesada e tubular. Maddy Job, no heat seguinte, um surfista que é treinado pelo lendário Cheyne Horan fez um tubo tão profundo que quase marcou 10 pontos, tendo que se contentar com uma nota de 9.8, vencendo também a sua bateria.
Vasco Ribeiro surfou no heat seguinte e teve uma prestação brilhante. No primeiro minuto fez um tubo profundo para a direita para receber uma nota de 8.33 e poucos minutos depois fez um back up sólido, graças a um snap e um reentry numa onda de set, fazendo o suficiente para passar a bateria ao fim de menos de 5 minutos. Não satisfeito o ex-campeão mundial fez mais um excelente tubo e complementou-o com mais um cutback forte e uma batida para receber uma nota de 8.57 e combinar os seus adversários. Vasco ainda fez mais alguns tubos antes do heat acabar, saindo da água a dois minutos do fim com a maior liderança do dia, deixando Te Kehukehu Butler num distante segundo lugar.
As competidoras da prova feminina, Yolanda Hopkins e Leonor Fragoso no round 1, e Teresa Bonvalot e Carol Henrique no round 2, tiveram o dia de folga, ficando a aguardar pelo reinicio da prova para se estrearem.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Comentários