Mais uma vez a “capital da onda” fez justiça ao seu nome e recebeu a quarta etapa da Liga MOCHE, o Montepio Peniche Pro by Rip Curl, com boas ondas. O Pico da Mota foi o “spot” escolhido e “vestiu-se” com boas ondas de um metro, sem vento, com esquerdas e direitas como opção em quase todas as fases da maré.

O primeiro heat do dia teve um resultado surpreendente com a vitória do jovem surfista do Porto, João André, sobre o 4x campeão nacional Ruben Gonzalez. Mas essa seria praticamente a única surpresa de todo o primeiro round já que quase todos os cabeças de série venceram os seus heats. Na melhor parte da maré foram vários os competidores, como os irmãos Guichard, Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Filipe Jervis e Tomás Fernandes destacaram-se bastante dos seus adversários. Já outros “front runners” como Miguel Blanco e Francisco Alves também mostraram bom surf, apesar de não se conseguirem destacar tanto por terem competido com a maré toda vazia.

Seguiu-se o segundo round que arrancou logo com um heat bastante equilibrado, o segundo da fase, que defrontava quatro autênticos veteranos da Liga, João Guedes, Edgar Nozes, Alexandre Ferreira e Ruben Gonzalez. Edgar comandou o heat com duas esquerdas com manobras sólidas, tanto no lip como na parede, vencendo confortavelmente. Sob pressão de Edgar, tanto Ruben como “Xaninho” cometeram interferências, deixando um percurso ainda mais facilitado a João Guedes, que por sua vez surfou bem o suficiênte para passar com facilidade, independentemente da “ajuda”.

O heat seguinte também seria bastante “apertado” e também teria o factor interferência na equação. Filipe Jervis surfou acima da média, como tem feito regularmente nestas fases, e venceu o heat. Já David Raimundo, Diogo Appleton e Alexandre Grilo andaram a disputar o segundo lugar taco a taco e teria sido Appleton a avançar, caso não lhe tivesse sido atribuída uma interferência, e assim David Raimundo passou ao segundo lugar.

Logo a seguir foi a vez de Frederico Morais mostrar que é o homem a abater neste campeonatos, alternando entre fortes carvings “full rail”, batidas no lip e alguns aéreos bastante abusados, conseguindo assim a média do dia. Outro grande heat foi o que juntou Vasco Ribeiro, Miguel Mouzinho, Francisco Almeida e Luca Guichard. Miguel foi o grande destaque do heat e na sua melhor onda deu uma série de snaps com muita força e terminou com uma forte batida, recebendo a nota de 7 pontos e a eventual vitória no heat. Vasco Ribeiro ficou num sólido segundo lugar, arriscando algumas manobras mais progressivas.  Talvez por isso tenha saído a coxear da água, mostrando que a sua lesão recente ainda não está 100% curada.

Por realizar ficou toda a prova feminina e ainda a prova masculina a partir do terceiro round, que se irá realizar amanhã a partir das 10 horas. Acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.