As ondas melhoraram para o último dia do Junior Pro Espinho, bem a tempo de dar aos competidores do das fases finais mais hipóteses de fazerem o seu melhor surf.

Três surfistas portugueses encontravam-se em prova no round de 16 da prova masculina mas, logo no primeiro heat, Joaquim Chaves era eliminado. Os seus adversários, Ruben Vitoria e Leo Paul Etienne encontraram ondas melhores e fizeram notas altas, garantindo o primeiro e segundo lugares enquanto que Juan Gorostidi acabava em quarto lugar.

No último heat desta fase estavam os dois outros lusos, Afonso Antunes e Gonçalo Vieira, que tiveram “sortes” diferentes. Afonso apenas apanhou 3 ondas, ao contrários dos seus adversários, que surfaram todos acima das 6 ondas, mas fê-las contar. Com notas de 7.23 e 6.8, Antunes garantiu o primeiro lugar no heat e uma vaga nas meias finais. Vieira também surfou bem, mas as últimas duas ondas de Erwan Blouin garantiram-lhe o segundo lugar, deixando Gonçalo em 9º lugar na geral.

Afonso acabou por ser eliminado nas meias finais, enquanto que a final foi dominada por quatro surfistas franceses. Marco Mignot foi o grande destaque da final, vencendo com um par de notas de 9 pontos, enquanto que Erwan Blouin ficou com o segundo posto, Leo Paul Etienne em terceiro e Tiago Carrique em quarto.

A categoria feminina também tinha 3 surfistas portuguesas ainda em prova e duas delas, Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes. A líder do circuito, Teresa, dominou o heat com notas de 6.5 e 7 pontos. Mafalda também ficou muito perto da final, mas no final foi eliminada por Juliette Lacome a precisar de uma nota de apenas 5.7.

No heat seguinte Francisca Veselko lutou muito por uma vaga na final mas as suas adversárias, Ellie Turner e Vahine Ferro, conseguiram notas de 6 e 7 pontos, garantido as outras duas posições na final. Na final mais uma vez Teresa Bonvalot foi muito selectiva, tendo apenas surfado duas ondas mas garantindo mais uma vitória, a segunda em 3 etapas. Em segundo lugar ficou Ellie Turner, seguida de Vahine Fierro e Juliette Lacome.

Comentários

Os comentários estão fechados.