O Lexus Pipe Challenger, penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2025/26, arrancou logo no primeiro dia com ondas de um metro e sets um pouco maiores.
Na água esteva a categoria feminina, começando com o round de 48. Não houve grandes tubos nesta fase, sendo que a grande maioria dos confrontos foram decididos com manobras e notas baixas, já que só uma competidora chegou aos dois dígitos de média. O melhor heat da fase foi o sexto, que foi dominado por Sophie McCulloch (1º) e Eweleiula Wong (2º), as primeira surfistas desta fase a chegarem aos 9 pontos no total das duas melhores.
Teresa Bonvalot estava no último heat do round de 48, contra Kiara Gold, Sierra Kerr e Skai Suitt. As condições favoreciam a portuguesa, já que muitas esquerdas ofereciam bastante potencial de encaixar algumas manobras mas Teresa começou com algumas ondas sem qualquer espaço de manobra. Entretanto Kerr “rebentou a escala” com duas manobras muito fortes numa das maiores ondas do dia, recebendo uma nota de 7,67, enquanto que Bonvalot na onda seguinte mostrou que o seu backside também está forte, recebendo uma nota de 4.67 pontos com duas manobras sólidas, o que a colocou no segundo lugar. Mesmo tendo surfado mais ondas que as suas adversárias todas juntas, o segundo lugar da surfista de Cascais ficou bem ao alcance de Suitt, depois desta fazer um tubo rápido e com um backup abaixo dos 2 pontos, a havaiana quase conseguiu dar a volta ao resultado, mas Teresa avançou para o round de 32.
O primeiro dia acabou com o primeiro heat do round de 32, onde se assistiu a uma vitória incrível da campeã mundial em título, Molly Picklum. A número 1 do mundo parecia estar a surfar condições diferentes de todas as outras, deixando a segunda classificada, Laura Raupp, a precisar de uma combinação.
Por se estrear nesta etapa ainda estão Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Afonso Antunes.
Acompanha tudo em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses
Prova feminina
Round de 32
Heat 2 | Yolanda Hopkins x Tya Zebrowski x Anat Leilor x Vahine Fierro
Heat 7 | Erin Brooks x Francisca Veselko x Anon Matsuoka x Teresa Bonvalot
Prova masculina
Round de 80
Heat 5 | Imaikalani DeVault x Afonso Antunes x Luke Swanson + 1









Comentários