Quem tem acompanhado a nova série documental da Red Bull, a 21 Days, tem tido acesso ao dia a dia de alguns dos mais relevantes surfistas do WCT. Curiosamente para esta etapa esta Media House acertou mesmo “na mosca” e escolheu dois surfistas que este ano ainda não tinham ido ao podium mas que acabaram por disputar esta final, Taj Burrow e Julian Wilson.
Taj tinha recebido 18 pranchas novas das mãos do shaper local Matt Biolos e delas retirou uma “mágica” que o ajudou a vencer, enquanto que Julian também recebeu umas quantas mas optou por surfar com uma prancha JS. O que é certo é que os dois fizeram boas escolhas pois foram os surfistas mais em forma de todo o evento!
E a verdade é que neste último dia nenhum dos dois “sofreu” para chegar à final. Taj encontrou alguns adversários em grande forma como Adriano de Souza no round 5 e Jordy Smith nas meias finais mas parecia estar sempre um passo à frente deles. Este australiano já competido 12 vezes neste campeonato e quase venceu uma final polémica contra Kelly Slater.
Julian é mais recente no tour mas já tinha chegado a uma meia final neste local em 2011 e este ano estava a fazer algumas das médias mais altas de todo o evento. Na final contra Taj foi mais activo e quem parecia estar mais forte tacticamente. Mas Burrow tem muita experiencia e com alguma sorte conseguiu transformar um erro numa vitória.
Julian conseguiu “convencer” Taj a usar a sua prioridade numa onda com pouco potencial e que nunca iria aumentar o seu score. Pouco depois entrou um set que poderia ter dado a onda da vitória a Wilson mas fechou no pico e abriu mais para a sua esquerda. Por sorte era precisamente onde Taj estava e com alguns carves conseguiu aumentar a sua média e meter Wilson a precisar de uma nota de 8.8. Julian ainda conseguiu apanhar mais uma onda e dar um bom aéreo reverse bastante invertido, mas não seria suficiente.
Assim Taj Burrow foi o justo campeão e com a vitória regressou ao top4 do circuito seguindo Mick Fanning (1º), Kelly Slater (2º) e Jordy Smiht (3º) de muito perto! A próxima etapa, o Quiksilver Por France, começa já no próximo dia 26 de Setembro e o seu período de espera estende-se até 3 de Outubro!
Comentários