O check-in está marcado para as 7h30 de amanhã, sábado, 18 de junho, na Praia de Leça da Palmeira, para os cerca de 100 atletas que participam na 2.ª etapa do Rip Curl GromSearch, prova que se realiza este fim-de-semana (18 e 19 de junho). Integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2022 e organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e da Federação Portuguesa de Surf, esta prova é a segunda e última etapa deste ano do Rip Curl GromSearch em Portugal, e aqui serão apurados os melhores atletas das categorias de Sub 16, Sub 14 e Sub 12, masculinos e femininos, para a final europeia que se realizará no início do próximo algures na Europa.

Estão inscritos cerca de 100 jovens talentos do surf nacional nas três categorias, pelo que a animação e a competição vai estar ao rubro na Praia de Leça da Palmeira, dentro e fora de água. Entre os participantes contam-se os vencedores da primeira etapa, Matias Canhoto, Maria Salgado, Jaime Veselko, Miriam Julião, Francisco Santos e Ana Mel, assim como os campeões regionais do Norte, Manuel Machado e Núria Maganinho.

Núria Maganinho, campeã regional de surf Sub 16:
“Será com certeza um fim de semana com alto nível de surf, as previsões são boas para a Praia de Leça da Palmeira e eu estou bastante entusiasmada, pois na prova da Costa da Caparica consegui alcançar um quarto lugar na primeira etapa. Espero que aqui, na minha praia, possa chegar às finais, mas o mais importante é divertir-me e mostrar a evolução do meu surf”.

Manuel Machado, campeão regional de surf Sub 16:
“Estou contente por esta etapa do Rip Curl GromSearch se realizar aqui na Praia de Leça da Palmeira, onde surfo todos os dias. Espero poder mostrar o meu surf, passar os meus heats com bons scores e chegar à final. Sei que vou ter adversários muito fortes, mas vou dar tudo para estar à altura do desafio. E divertir-me a surfar, acima de tudo!”

Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, responsável pela organização do Porto&Matosinhos Wave Series:
“As previsões de mar são muito boas e espera-se um fim-de-semana cheio de grandes momentos de surf. Além da incrível ação na água, vamos ter várias experiências divertidas e interativas na praia, como um conjunto de ações de sensibilização ambiental, características do Rip Curl GromSearch. É importante mostrar toda a envolvência do surf e do seu lifestyle,como a amizade, a superação e resiliência, o amor pelo mar e a preservação do meio ambiente e esse é o espírito desta prova internacional, assim como, de resto, do Porto&Matosinhos Wave Series.” 

Na praia estará presente o surfista e embaixador da Rip Curl em causas de sensibilização ambiental, Miguel Blanco, que, no sábado à tarde irá promover uma ação de recolha de plástico e lixo oceânico.

Também serão atribuídos os Prémios MEO H-Team: um telemóvel para o surfista com maior fair-play, votado entre todos os atletas participantes, e duas surf trips às Maldivas, prémio atribuídos aos campeões masculino e feminino da categoria Sub 16. Para além disso, com o apoio dos parceiros haverá brindes para todos os finalistas (óculos, fins, protetores solares, acessórios de surf).

A segunda etapa do Rip Curl GromSearch está integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Onda do Norte e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da Ramirez, da Vitalis e do Hospital de Santa Maria – Porto. Conta também com os media partners Fuel TV, Surf Total, Beachcam e onfiresurfmag.com. Os patrocinadores e parceiros oficiais do Rip Curl GromSearch são a FCS, Greenbush, Citroen, Hydroflask, Smith e Ocean 52.

Comentários