Depois de um dia de poucas oportunidades mas muita acção no line up de Snapper Rocks, a prova regressou à água para uma pequena maratona de heats. As ondas rondavam os dois metros nos sets maiores e apesar de estarem muito desordenadas o que é certo é que ao longo deste point breaks surgiam muitas secções com potencial.
O primeiro heat marcou novamente Owen Wright como um forte candidato à vitória, principalmente se as ondas se mantiverem com algum tamanho. O “Big O” alternou ondas cheias de manobras com outras mais curtas mas com batidas poderosas, apagando a sua prestação menos impressionante do round 1 e eliminando Willian Cardoso, o “Panda”.
O grande confronto desta terceira fase foi uma bateria 100% brasileira, Ítalo Ferreira VS Filipe Toledo. O goofy surfou muito e a minutos do fim parecia estar a caminho da fase seguinte. Mas Toledo é sempre o grande favorito à vitória nesta prova e com um tubo e algumas manobras muito poderosas passou para a frente.
Outro grande heat deste dia foi o 6º, que tinha Gabriel Medina contra o wildcard Mikey Wright. Ambos surfaram muito e fizeram notas altas mas no fim Wright venceu por mais de um ponto, algo que o brasileiro (e muitos dos que assistiram) não achou muito justo e fez questão de partilhar a sua opinião com os juízes.
Pouco depois seria vez de Frederico Morais competir contra um adversário que passa muito tempo no nosso país, Kanoa Igarashi. Kikas começou bem, fazendo alguns carves bem no outside da sua primeira onda para fazer uma nota de 5.67 que, junto com um back up de 4.4 pontos, lhe deu a liderança. No entanto a meio do heat Igarashi apanhou as duas melhores ondas que entraram e facturou um par de notas de 7 pontos, deixando Morais a precisar de uma nota de 9.59. Na segunda metade da bateria não entraram mais ondas com potencial e o surfista de Cascais foi eliminado, abrindo o ano com o mesmo resultado de 2017, um 13º lugar.
Outra surpresa neste dia foi a prestação de Griffin Colapinto que acabou por vencer o seu heat contra Joel Parkinson, que também surfou muito e ainda a vitória de Michael Rodrigues sobre outro favorito para vencer esta prova, Jordy Smith.
O round 4 eliminou apenas 4 surfistas, Mick Fanning, Mikey Wright, Kanoa Igarashi e Adriano de Souza enquanto que alguns nomes surpreendentes, de onde se destaque Tomas Hermes, garantiram vagas nos quartos de final. De facto Hermes é, juntamente com Colapinto e Rodrigues, um de 3 rookies nesta fase, que assim se juntam a Owen Wright, Adrien Buchan, Filipe Toledo, Julian Wilson e Michel Bourez.
O dia final do Quik e Roxy Pro poderá passar para Kirra e com 8 dias para terminar o período de espera tudo aponta para um final épico para estas provas. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Comentários