Quando se pensava que todas as surpresas já tinham acontecido no primeiro dia de prova, o dia 2 do Allianz Ericeira Pro by O’Neill conseguiu ser ainda mais surpreendente. O mar tinha caído ligeiramente em relação ao dia anterior mas o vento também tinha baixado, proporcionando condições melhores em Ribeira D’Ilhas.

A prova não começou tão cedo como se esperava pois a maré cheia não deixou, mas ao fim de uma hora o primeiro heat estava na água. O estranho seeding desta prova, devido a algumas ausências, fez com que uma grande fatia dos melhores surfistas da Liga se concentrassem nos primeiros quatro heats deste round, ao contrário do resto dos heats que eram mais acessíveis.

O segundo heat do dia defrontava Zé Ferreira, Alexandre Ferreira, Miguel Mouzinho e Eric Rebiere, quatro fortes candidatos às fases finais. As batidas fortes no lip de Zé Ferreira colocaram o surfista do Guincho com uma leve vantagem em relação aos seus adversários, enquanto que os três goofies do heat alternaram o segundo lugar entre eles. No fim foi o surfista da Poça, Alexandre Ferreira, que mostrou mais ritmo, avançando assim para a fase seguinte.

Pouco depois aconteceu a maior surpresa de todo o evento, a eliminação de Frederico Morais. O líder do circuito e vencedor desta etapa em 2012 não tinha os seus adversários mais usuais e a caminhada até ao primeiro lugar do podium parecia quase certa. Isso até competir contra três surfistas que lhe “trocaram as voltas”, Miguel Blanco, Filipe Jervis e Guilherme Fonseca. Jervis foi o primeiro a impor um ritmo elevado, começando com uma excelente onda onde deu fortes batidas no lip e alguns snaps com grande projecção. Antes que Frederico conseguisse fazer qualquer onda de relevância, Miguel Blanco fez duas ondas muito bem surfadas, mostrando que os seus resultados recentes não são nenhuma coincidência. Nesta fase, Morais já precisava desesperadamente de apanhar uma onda que ligasse bem ao inside mas ela teimou a não aparecer enquanto que Jervis, Blanco e até Fonseca aumentavam os seus scores. O tempo foi passando e o que o líder do circuito apanhou foi insuficiente, sendo assim eliminado em terceiro lugar, com Guilherme Fonseca em quarto, Filipe Jervis em primeiro e Miguel Blanco em segundo.

Para terminar a fase, e já com o vento on-shore a prejudicar bastante as condições, Luís Eyre, um surfista inglês que reside na Ericeira há vários anos, venceu mais um heat difícil. Eyre é conhecido pelo seu surf progressivo mas tem conseguido adaptar-se bem o suficiente aos critérios para se tornar numa ameaça no circuito. As suas vitimas foram Edgar Nozes e João Guedes enquanto que Tomás Fernandes conseguiu ficar com o segundo lugar graças a uma boa onda perto do final do heat.

O primeiro heat dos oitavos de final foi talvez o melhor de toda a prova até agora. Marlon Lipke, um surfista que assumidamente não é fã desta onda, abriu com uma longa direita com várias batidas verticais e alguns snaps para receber 8.15. Miguel Blanco respondeu pouco depois mostrando que consegue aproveitar e pontuar em todas as secções desta difícil onda, conseguindo também uma onda na casa dos 8 pontos. Blanco foi o primeiro a conseguir um back up forte, com um aéreo na primeira secção e mais algumas batidas no inside, para liderar quase todo o heat. No entanto, Zé Ferreira não se deixou ficar para trás e, repetindo o seu “approach” do heat anterior, virou aos poucos a bateria, acabando assim em primeiro lugar. Marlon ficou perto da qualificação mas as suas ondas não tinham potencial para voltar ao segundo lugar e perdeu.

Logo de seguida Alexandre Ferreira mostrava muita experiência ao apanhar as ondas que abriam mais no inside e assim garantiu pela primeira vez este ano uma presença na fase man-on-man. Na mesma bateria Jervis vencia mais uma vez com João Kopke em quarto e Diogo Appleton em terceiro. Também Ruben Gonzalez mostrou que é um candidato à vitória vencendo o seu heat e levando consigo Tomás Fernandes, e para terminar o dia de prova, Luca Guichard e Luís Eyre garantiram-se na fase man-on-man eliminando Eduardo Fernandes e Jácome Correia.

O Allianz Ericeira Pro by O’Neill termina amanhã, podes acompanhar a partir das 10:30 (hora em que será feito o primeiro call) em directo neste LINK!

Heats dos quartos de final:
Heat 1

Zé Ferreira
Alexandre Ferreira

Heat 2
Filipe Jervis
Miguel Blanco

Heat 3
Ruben Gonzalez
Luís Eyre

Heat 4
Luca Guichard
Tomás Fernandes

 

Comentários

Os comentários estão fechados.