Depois de vários dias sem condições boas o suficiente para avançar com o Volcom Fiji Pro Cloudbreak finalmente começou a “bombar” com ondas perfeitas. As ondas chegavam aos dois metros com boa formação e algum vento off-shore, apesar de não ainda não estar a perfeição que se viu noutras ocasiões.

Mesmo assim viu-se bom surf nos heats que faltavam realizar do round 3, dos quais se destacaram os últimos dois. Nat Young e Matt Wilkinson estavam no penúltimo heat e disputaram taco a taco a vitória. Wilko estava mais forte do que se tem visto nos últimos anos mas tinha pela frente um dos mais perigosos competidores da nova “vaga americana”, Nat Young. Este surfista é mais conhecido pelo seu surf de backside mas aqui, de frente para a onda, adaptou-se como poucos às condições que tanto exigiam tubos como, de um momento para o outro, obrigavam a pontuar nas manobras e assim venceu mais um heat.

Depois foi a vez de Joel Parkinson optar por misturar tudo na mesma onda, os tubos e as manobras, derrotando assim Yadin Nicol ao mesmo tempo de deixava um aviso aos outros candidatos ao título, cuidado com o campeão mundial em título!

John John Florence parece ter sido inspirado por Parkinson e dominou o primeiro heat do round 4, uma bateria não eliminatória contra Jordy Smith e Taj Burrow. Neste heat Jordy também surfou muito, dando potentíssimas pauladas de backside, mas o havaiano parecia estar a surfar no seu quintal e “postou” uma nota 10 para vencer o heat.

Também Slater ficou inspirado com o surf que os seus “rivais” apresentaram e fez uma onda com dois tubos tão profundos que mereciam uma nota de 12 pontos. Infelizmente a escala só chega ao 10 e foi a nota que recebeu, mas quem assistiu sabe que viu um 12.

Quem terminou esta fase em grande e tratou de se garantir nos quarto de final foi Joel Parkinson que escreveu a palavra “smoth” nas paredes de Cloudbreak. Parko deu ainda vários tubos e garantiu-se nos quartos de final.

Já o quarto round viu Jordy Smith recuperar a sua vaga nos quartos de final, que será contra outro surfista em grande forma, John John. Mas grande surpresa da fase foi mesmo Sebastian Zietz que na sua última onda deu um bom tubo e algumas manobras fortes, incluindo um floater na secção final para eliminar Taj Burrow por muito pouco. Para terminar este dia de prova Mick Fanning redimiu-se das suas prestações “consistentes” até aqui, dando três grandes tubos em duas ondas que lhe deram a incrível média final de 19.53.

Dentro de horas, mais concretamente às 20:30 (de Portugal), liga-te ao canal FUEL TV para veres tudo em directo. Caso não tenhas acesso ao FUEL TV, então podes carregar aqui para ver tudo em directo no teu computador.

Heats dos quartos de final
Heat 1:
John John Florence (HAW) vs. Jordy Smith (ZAF)
Heat 2: Kelly Slater (USA) vs. Sebastian Zietz (HAW)
Heat 3: C.J. Hobgood (USA) vs. Josh Kerr (AUS)
Heat 4: Joel Parkinson (AUS) vs. Mick Fanning (AUS)

Comentários

Os comentários estão fechados.