Esperavam-se condições ligeiramente inferiores ao dia anterior no Sumol Porto Pro, segunda etapa da Liga MOCHE. Mas o que se viu quando os competidores e organização começaram a chegar à praia foi muito acima das piores expectativas. O vento era off-shore mas estava fortíssimo, levando consigo as ondas e (aparentemente) parte da estrutura!
À primeira vista parecia que um pequeno furação tinha passada pela praia mas apenas algumas tendas dos patrocinadores tinham sido “abanadas” pelo vento. Já as ondas continuavam a quebrar no mesmo pico de esquerda e direita que no dia anterior, mas os sets não chegavam ao meio metro.
Alguns surfistas procuraram outros picos na mais consistente praia de Leça da Palmeira e arredores enquanto que as competidoras da Liga MOCHE tinham de esperar no local pelo início da prova feminina. Algumas horas mais tarde as primeiras quatro surfistas tentaram a sua sorte nas escassas ondas que quebravam cada vez mais no inside.
Camila Kemp foi quem começou por mostrar que a sua vitória na primeira etapa do ano não foi um fluke e, com alguns snaps de backside acentuados pelo offshore, começou com uma forte liderança. Carina Duarte encontrou dificuldades no começo do heat mas quando apanhou a sua primeira onda com algum potencial não perdoou. Carina conseguiu manter um bom equilíbrio entre a leveza e a pressão no rail para “tirar” duas notas na casa dos 7 pontos e mostrar a sua superioridade vencendo a bateria.
Também Keshia Eyre se mostrou muito solta no segundo heat, vencendo com larga vantagem para a segunda classificada Constança Coutinho que, por sua vez, ficou num sólido segundo lugar. O fim do heat foi tão parado que a organização suspendeu a prova por algumas horas, regressando mais tarde com o terceiro heat fase. Esse acabou por ser o mais difícil em termos de condições pois foram pouquíssimas as ondas que chegaram a quebrar. Menos de um ponto separou três primeiras competidoras da bateria mas Maria Abecasis foi a justa vencedora com Leonor Fragoso em segundo lugar e Maria Pessanha em terceiro lugar.
Depois do heat mais uma vez a prova ficou em stand by enquanto se espera por melhores condições para realizar o último heat da prova feminina e uma expression session. Eventualmenta expression foi substiuida pelo Tag Team MOCHE Freak Sessions onde os quatro elementos de cada equipa tinham de surfar com colchões insuflaveis MOCHE e ainda um crocodilo (também insuflavel). A vencedora deste diverido evento foi a equipa “Poçeiros”, constituida por Vasco Ribeiro, Alexandre Ferreira (e a sua cadela Pipa), Miguel “Jeremy” Madeira e Mariana Assis!
A prova feminina, tal como a masculina, acabou por ser adiada para o último dia de prova, que se realizará na Praia Internacional ou, em caso de “emergência” em Leça da Palmeira.
Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários