Como já era esperado, o primeiro dia do Oi Hang Loose Pro Contest começou cedo no primeiro dia do período de espera. Esta prova de 6.000 pontos do circuito QS da World Surf League, realizada na Praia de Cacimba do Padre, teve ondas a rondar o metro e meio nos sets com alguns tubos mas muitos close outs.
O grande destaque do dia foi o brasileiro que surfa com pranchas portuguesas, Samuel Igo. Este goofy, que usa pranchas Polen, abriu a sua prestação do heat 4 do round 1 com um excelente tubo que lhe garantiu uma nota de 9 pontos. A meio da bateria fez mais um tubo, novamente para a esquerda, tão profundo que lhe foi de imediato atribuída uma nota 10, na falta de uma escala que fizesse mais justiça.
O primeiro de quatro portugueses a competir nesta prova, Miguel Blanco, competiu no heat 6 da mesma fase e tinha como adversários Wesley Leite, Luan Hanada e Lysandro Leandro, todos atletas brasileiros. O português foi quem abriu melhor, com uma direita que não deu tubo mas onda encaixou um forte reentry.
Miguel manteve-se bastante activo e depois de umas esquerdas com pouco potencial encontrou um curto tubo numa direita e, juntando uma boa finalização, conseguiu uma nota de 5.33, ficando com as duas melhores notas da bateria a 14 minutos do fim. Pouco depois Blanco finalmente teve a oportunidade de mostrar as suas capacidades como tube rider, saindo de um tubo profundo para a esquerda para receber a segunda melhor nota do dia até aí, um 9.07, acabando por vencer e deixando Lysandro Leandro em segundo lugar a precisar de uma combinação.
Poucas horas depois foi a vez de Luís Perloiro se estrear, no heat 12 contra Tristan Gibaud e Adrian Garcia. Foi uma bateria muito disputada mas o português foi dominante. Em duas ondas consecutivas “Lula” fez as notas que precisava, graças a um bom “combo” rasgada e reentry e um tubo. Pouco depois ainda melhorou a sua situação com a melhor nota do heat, 5.47, para passar em primeiro lugar e levar consigo Tristan Gibaud, eliminando o perigoso local Adrian Garcia.
Foi um dia de sucesso total para os surfistas portugueses, que se encontram todos no round 2. Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses:
Round 2
Heat 6 | Carlos Munoz x Kiron Jabour x Nicolas Vargas x Miguel Blanco
Heat 12 | Adin Masencamp x Wiggolly Dantas x Charly Quivront x Luis Perloiro
Heat 16 | Frederico Morais x Noe Mar McGonagle x Ian Gentil x Robson Santos
Heat 22 | Vasco Ribeiro x Aritz Aranburu + 2
Comentários