O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, tem início marcado para as 7h00 desta sexta-feira, momento a partir do qual os melhores surfistas nacionais regressam às ondas da Praia de Santa Bárbara, desta feita junto ao Santa Bárbara Eco Beach Resort (lado poente da praia).
 
Com Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot a chegarem aos Açores na liderança dos respetivos rankings e, consequentemente, como detentores das licras amarelas Go Chill, esta etapa, que acontece de 21 a 23 de Junho, poderá ser decisiva para as contas finais dos títulos nacionais. Ambos os títulos vão estar em jogo no Allianz Ribeira Grande Pro e o dia final em São Miguel poderá coroar os campeões nacionais de forma antecipada.
 
1º Dia – Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 7h00 no lado poente da Praia de Santa Bárbara
– Round 1 – Masculino (16 heats)

Com quatro títulos nacionais no currículo – o primeiro deles há precisamente 10 anos – Teresa Bonvalot está muito próxima de conseguir o quinto título nacional da carreira. Para Teresa conseguir repetir os feitos de 2014, 2015, 2020 e 2022, bastará alcançar o 3.º lugar, ou seja, chegar às meias-finais do Allianz Ribeira Grande Pro, uma vez que a principal perseguidora nestas contas, a campeã em título e atual número 2 do ranking, Francisca Veselko, não vai competir nesta etapa.

Teresa Bonvalot, atual líder do ranking feminino da Liga MEO Surf
“Qualquer prova em que faça, entro sempre com tudo, para dar o meu melhor e o máximo. Não gosto de perder nem a feijões, por isso o objetivo é sempre vencer. Vou aproveitar esta etapa também para ir a um local que gosto muito e onde tenho ótimas memórias. A última vez que fui campeã nacional, em 2022, foi, precisamente, nos Açores. Vou tentar aproveitar ao máximo estes três dias de competição, tentando colocar em prática tudo o que tenho feito até aqui. Vou colocar todo o meu surf e garra dentro de água, para elevar ao máximo o nível.”

No lado masculino as contas são mais complexas, mas Tomás Fernandes também poderá fazer a festa de forma antecipada, caso vença a etapa e Guilherme Ribeiro, atual número 2 do ranking, não chegue à final. Mas há mais possibilidades que são factores de interesse adicional e que irão definir as contas finais.

Mas se as decisões dos títulos nacionais ainda são uma incógnita, a verdade é que o Allianz Ribeira Grande Pro irá definir com toda a certeza os campeões da Allianz Triple Crown, uma vez que é a última das três paragens deste já histórico troféu. E se o ranking feminino é liderado também por Teresa Bonvalot, no masculino há empate entre Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca. Algo que adiciona ainda mais expectativas ao Allianz Ribeira Grande Pro.

Guilherme Ribeiro, atual vice-líder do ranking masculino da Liga MEO Surf
“A etapa dos Açores marca a entrada na reta final do ano na Liga MEO Surf e também é a última etapa da Allianz Triple Crown, ou seja, é uma etapa que define muita coisa no que toca ao título nacional, mas também no que diz respeito aos vencedores deste sub-troféu que a Allianz nos dá a oportunidade de disputar. Por isso, estas disputas dão uma emoção extra à etapa. Nesta prova, tal como nas outras, vou continuar a focar-me no meu surf e em tudo o que consigo controlar. O cenário perfeito seria sair vencedor da etapa e também da Allianz Triple Crown.”

Etapas da Liga Nacional de Surf na Ribeira Grande – Curiosidades
– 7 surfistas diferentes venceram a etapa;
– Frederico Morais é o único surfista repetente com 2 vitórias (2009 e 2022);
– Os restante campeões masculinos na Ribeira Grande são Eduardo Fernandes (2008) e Joaquim Chaves (2023);
– No caso das senhoras, não existem repetições de vitórias, com a lista de vencedoras a ser composta por Carina Duarte (2008), Maria Abecasis (2009), Teresa Bonvalot (2022) e Francisca Veselko (2023):

Durante o primeiro dia do Allianz Ribeira Grande Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 50 crianças das escolas do concelho da Ribeira Grande em dinâmicas a favor da sustentabilidade e da proteção dos oceanos.

O Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforça a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Juntamente com as suas Companhias – entre elas o Pingo Doce e o Recheio –, o Grupo assumiu compromissos com o objetivo de combater a poluição por plástico: entre eles assegurar que, até 2025, 100% das suas embalagens de Marca Própria são reutilizáveis ou recicláveis, e que é incorporado 25% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico sob sua responsabilidade.

Os melhores surfistas nacionais vão também disputar vários prémios paralelos: Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e o Ribeira Grande Best Surfer (melhores surfistas locais).

Agenda Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações)

1º dia – Sexta-feira, 21 de Junho
07h00 – Call primeiro dia de competição com início do round 1 masculino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 22 de Junho
08h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party

3º dia – Domingo, 23 de Junho
08h00 – Call terceiro dia de competição
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ribeira Grande Pro

Comentários