As condições do mar estiveram mais acessíveis do que no primeiro dia de competição com direitas de 1m a rolar num pico do inside a reformar das ondas grandes que quebravam no outside. Os groms mostraram o seu talento e assistiu-se a bom nível de surf com algumas notas excelentes à mistura.
A prova patrocinada pela Rip Curl foi organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) e Federação Portuguesa de Surf tendo contado com um total de 72 inscritos.
Nos Sub-16 Masculino a vitória sorriu a Matias Canhoto com um score de 14.96 pontos em 20 pontos possíveis como resultado das duas melhores ondas (7.73 + 7.23). Fechou com chave d’ouro o domínio que já tinha mostrado no primeiro dia sendo que aqui teve a melhor onda e melhor score do evento nesta categoria. Afonso Pinto, Salvador Vala e Martim Fortes também mostraram bom surf na final tendo ficado em 2º, 3º e 4º lugar respectivamente. Nesta categoria, mas no feminino, Maria Salgado foi a vencedora deixando em 2º lugar Erica Máximo, Maria Dias em 3º e Núria Maganinho em 4º.
Nos Sub-14 Masculino, Jaime Veselko foi o campeão mostrando um surf de excelência na final onde pontuou 8.83 na melhor onda a que juntou 6.00 pontos de back up para terminar com o score final de 14.83 pontos. Tiago Guerra ficou em 2º lugar, Tomás Pereira em 3º e Toxa em 4º. Na categoria feminina deste escalão Miriam Julião foi a vencedora com Sofia Matos em 2º, Francisca Miranda em 3º e Matilde Santiago em 4º.
Nos Sub-12 Masculino, Francisco Santos venceu e convenceu elevando a fasquia para o surf excelente com uma onda de 8.17 pontos à qual juntou um 7.10 para finalizar com 15.27 pontos. Martinho Homem de Barros ficou em 2º, Heitor Ribeiro em 3º e Vasco Seiça Neto em 4º. Em Sub-12 Feminino a vitória foi para Ana Mel, com Suri Rodrigues em 2º, Flor Escudeiro em 3º e Sienna Rodrigues em 4º.
De salientar que tanto Matias Canhoto, Jaime Veselko e Francisco Santos guardaram o melhor para fim tendo realizado nas respectivas finais a melhor onda e melhor score do campeonato nas suas categorias.
Esta foi a primeira de duas etapas em Portugal que irá apurar os surfistas que irão disputar a final europeia do Rip Curl GromSearch no início de 2023, em Taghazout, Marrocos. A derradeira etapa que irá decidir tudo está marcada para 18 e 19 de Junho, no Porto.
Comentários