A quarta etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Ribeira Grande Pro, teve início esta sexta-feira no Areal de Santa Bárbara com condições sólidas e muita acção na água.

Foi com ondas bem pesadas no lado poente da praia do Areal de Santa Bárbara, com alguns sets a chegarem à casa dos 2 metros, que a ação foi decorrendo ao longo de todo o dia, permitindo a realização das duas primeiras rondas masculinas e, mais ao final da tarde, da ronda inaugural feminina.

No lado masculino, o espetáculo começou cedo, e no heat 3 Francisco Ordonhas colocou a fasquia elevada, com um score de 15,00. A resposta surgiu no heat 10, onde o júnior Matias Canhoto igualou esse score e ainda voou para a melhor onda do dia, pontuada com 8,50. O campeão nacional Guilherme Ribeiro foi o surfista que mais se aproximou destes registos, após vencer o heat 11 com um total de 13,50 pontos. Uma ronda praticamente “limpa” por parte dos favoritos, sendo que Salvador Vala foi o único cabeça-de-série a ser eliminado.

Na ronda 2, com o mar cada vez mais alinhado e a ganhar tamanho, o equilíbrio aumentou e começaram a surgir as primeiras grandes surpresas da prova. Afonso Antunes, Jaime Veselko e Tomás Fernandes foram os principais nomes a ficarem pelo caminho nesta fase, colocando-se praticamente fora da corrida ao título masculino. Em sentido inverso, os jovens Manuel Pirujinho e António Marques são as grandes surpresas entre os 16 surfistas que conseguiram avançar para a ronda 3.

Guilherme Fonseca conseguiu a melhor performance da ronda 2, com um total de 13,50 pontos, num dos heats mais fortes da competição. Arran Strong conseguiu juntar-se a Fonseca na próxima fase, enquanto Jaime Veselko e Tomas Fernandes foram eliminados nesta bateria, que fechou a ronda. Francisco Ordonhas (13,00 pontos), João Mendonça (12,00), Matias Canhoto (11,65) e Francisco Mittermayer (11,35) foram outros surfistas em evidência nesta fase da prova.

O líder do ranking e licra amarela Go Chill Luís Perloiro também conseguiu seguir para a ronda 3, mantendo-se na liderança virtual da disputa pelo título nacional masculino e do troféu Allianz Triple Crown. Nas contas do histórico troféu, que premeia o melhor surfista nas três etapas Allianz (Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande), Tiago Stock surge como o concorrente mais direto de Luís Perloiro. Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves, Halley Batista, João Mendonça e Martim Nunes são os outros surfistas que ainda entram nestas contas.

Destaque ainda para a performance do surfista local Peter Healion, que foi o único açoriano a passar à ronda 2. Após ter estado perto de conseguir continuar em prova, Healion acabou eliminado no heat 2 da ronda 2, mas despediu-se de prova como vencedor do troféu Ribeira Grande Best Surfer.

A ação terminou com a ronda inaugural feminina, onde Teresa Bonvalot foi a surfista em maior destaque, com uma onda de 7,50 e um score de 10,75. A campeã nacional deu um passo em frente para a renovação do título, que pode ser conquistado de forma antecipada já nesta etapa. Também nas contas da Allianz Triple Crown Teresa está bem encaminhada para assegurar o troféu – caso chegue à final, é automaticamente a vencedora. Maria Salgado e Gabriela Dinis são as surfistas que ainda podem entrar nestas contas, embora Teresa dependa apenas de si própria para alcançar o troféu.

Gabriela Dinis, Maria Salgado e Francisca Veselko, que chegou ao Açores após uma importante vitória na etapa inaugural do circuito Challenger Series da World Surf League, em Newcastle, na Austrália, foram as outras vencedoras da ronda inaugural feminina. Ana Mel, Mafalda Lopes, Núria Maganinho e Lua Escudeiro foram as outras surfistas que conseguiram passaporte para a próxima fase da prova feminina.

O dia inaugural do Allianz Ribeira Grande Pro contou ainda com a habitual ação de consciencialização ambiental e limpeza de praia com o cunho do Grupo Jerónimo Martins, que juntou dezenas de jovens locais e alguns surfistas da Liga MEO Surf.

Para este sábado a chamada está marcada para as 07h45, para mais uma jornada em que são esperadas ondas de qualidade na praia do Areal de Santa Bárbara. A organização irá avaliar, ao longo do dia, as condições, de forma a considerar coroar os campeões da etapa na tarde de sábado ou na manhã de domingo. Em jogo irá estar também a decisão dos vencedores do histórico troféu Allianz Triple Crown e ainda a possibilidade de Teresa Bonvalot se sagrar campeã nacional de forma antecipada.

Comentários