O dia 5 do Caparica Surf Fest Powered by Oakley seria o último das categorias júnior, mas também as provas QS avançaram bastante. As ondas rondavam um metro, com pouco vento e alguma chuva, mas a formação era bastante boa e os surfistas apresentaram bom surf ao longo de todo o dia.

Primeiro na água, no “lado QS” esteve Vasco Ribeiro, que tinha como adversários os brasileiros Lucas Silveira e Franklin Serpa e o australiano Ethan Ewing. Lucas começou bem e ao fim de poucas ondas ficou com a liderança e não largou mais. Ewing também fez uma onda boa no início, 7 pontos, mas não conseguiu fazer um back up melhor que 3 pontos e acabou em quarto lugar. A disputa pela segunda vaga ficou entre Vasco e Franklin e graças a uma boa direita no perto do fim o português conseguiu seguir em frente.

Pouco depois foi a vez de Miguel Blanco competir no heat 7 do round 5, contra Maxime Huscenot, Manuel Selman e Noah Hill. Maxime liderou grande parte do heat e acabou na frente, enquanto que Blanco e Hill disputaram o segundo lugar. Miguel tinha feito duas ondas fortes no início do heat mas não conseguiu melhorar a sua média ao longo do heat e no Noah acabou por virar a bateria e eliminar o português.

Frederico Morais estava no heat seguinte e infelizmente o seu destino foi igual ao de Blanco. Charly Martin e Luel Felipe pontuaram mais forte ao longo da bateria e deixaram o vencedor da etapa anterior a precisar de uma nota de 7.40.

Seguiu-se o round de 16 onde Vasco Ribeiro tinha como adversários três franceses, Marc Lacomare, Tristan Guilbaud e Jorgann Couzinet. Tristan começou mais forte mas no fim as duas posições de qualificação mudaram bastante. Vasco esperou muito pelas suas ondas e, apesar e ter caído na finalização de uma onda, que lhe teria dado a vitória, na sua última, uma esquerda com uma batida e um reentry forte, conseguiu passar para segundo lugar atrás Couzinet.

Seguiram-se os quartos de final man-on-man, onde Vasco tinha como adversário o brasileiro Krystian Kymerson. O português surfou bem, mas Krystian foi quem descobriu as melhores ondas, arriscando bastante de backside para vencer a bateria e eliminar o surfista de S. João do Estoril, que sai da Caparica com mais um 5º lugar.

Na prova feminina Teresa Bonvalot passou num heat muito apertado do round de 16. Tanto Teresa como a eventual vencedora, Juliette Lacome, pontuaram 11.16 pontos, enquanto que Nadia Erostarbe ficou apenas 0.16 pontos atrás e Yolanda Hopkins terminou em quarto lugar.

Na bateria seguinte Carol Henrique encontrou duas longas direitas para vencer com larga vantagem, deixando Ellie Turner em segundo e eliminando Emma Dubes e Jade Magnien. Infelizmente Mafalda Lopes, Leonor Fragoso e Camilla Kemp foram eliminados nas duas baterias seguintes para Eveline Hooft, Bahia Frediani e ainda Bahia Frediani e Rachel Presti.

Carol e Teresa encontraram-se no quartos de final man-on-man e fizeram uma das melhores disputas da fase. Bonvalot abriu com uma nota de 7.13 e Henrique respondeu com uma de 7 pontos. E foi a ex-campeã do circuito Pro Junior que conseguiu o melhor back up e garantiu a vaga nas meias finais contra Ellie Turner.

Em simultâneo realizou-se o Caparica Surf Fest Junior Pro Powered by Oakley que teve como finalistas na categoria masculina um surfista brasileiro, Fernando Junior e um tahitiano Kauli Vaast. Foi mais uma bateria muito disputada, e no fim foi o ex-campeão Europeu, Kauli, quem levou a melhor.

Na categoria feminina Mafalda Lopes tinha como adversária a basca Sara Urresti nos quartos de final man-on-man e venceu com facilidade. Seguiram-se as meias finais, onde Mafalda venceu novamente graças ao seu surf de backside bem afiado, batendo Hina-Maria Conradi a caminho de uma final com a campeã mundial de sub16, Rachel Presti. A alemã começou melhor a bateria, com uma nota de 7 pontos mas a local da Caparica, Mafalda, respondeu com uma boa onda de 6.33. A liderança mudou quando Lopes respondeu com uma onda de 4.5 pontos passou para frente. Mas Presti guardou o melhor para o fim e com uma onda de 8.67 venceu a sua segunda prova Pro Junior consecutiva. Para Mafalda Lopes foi mais um resultado que confirma o seu valor e que provavelmente será superado nos próximos tempos.

Um novo call para a prova será feito amanhã partir das 11:00, acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.