Jaime Veselko é o surfista vencedor da edição de 2025 do Tiago Pires Award, um prémio atribuído por decisão conjunta entre Tiago Pires e a Associação Nacional de Surfistas, que visa distinguir surfistas portugueses de alto potencial e em ascensão, por ocasião do Dia Internacional do Surf que, este ano, se celebra este sábado, 21 de Junho.
O jovem surfista de Carcavelos, de apenas 16 anos, é, assim, galardoado com uma viagem ao Hawaii, um dos principais palcos para treino e de competições internacionais, sendo também uma paragem obrigatória para quem procura a excelência a nível de performance no surf.
Jaime Veselko, atual número 9 do ranking masculino da Liga MEO Surf
“Estou muito feliz. o Havaí é um sítio no qual passo bastante tempo. Nos últimos anos passei sempre uma temporada por lá. Adoro o Havaí . Por isso, é uma honra receber este prémio. Obrigado, ‘Saca’! Este ano gostava de ser campeão mundial ISA Sub-16. Nos últimos anos falhei a final por pouco. Penso que este ano estou com mais nível que no passado, por isso estou confiante que posso fazer um bom resultado. Também vou competir no circuito QS e no Pro Junior europeu, sem expectativas elevadas, sem sempre com o objetivo de lutar pela qualificação para as Challenger Series e para o Mundial de juniores da World Surf League.”
Irmão de Francisca Veselko, atual líder do ranking do circuito Challenger Series feminino, antiga campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional de 2021 e 2023, Jaime Veselko tem denotado um enorme potencial desde muito jovem, afirmando-se como uma das maiores esperanças do surf masculino nacional para os próximos anos.
Na Liga MEO Surf, depois de ter conseguido terminar o ano passado no top 13 do ranking e de chegar pela primeira vez à fase man-on-man, o que conseguiu por duas ocasiões, Jaime Veselko ocupa atualmente o 9.º posto do ranking masculino, estando ainda na luta pelo título nacional. Isto depois de ter alcançado o melhor registo de sempre em etapas da Liga MEO Surf, ao atingir as meias-finais da etapa do Porto e Matosinhos e da Ericeira, além de já ter vencido a ANS Expression Session por duas vezes este ano.
Tiago Pires, primeiro surfista português a entrar no Circuito Mundial de Surf
“Considero o Jaime Veselko um justo vencedor do Tiago Pires Award em 2025, porque o Jaime é um jovem surfista com muita ambição e que acaba por conseguir mostrar toda essa ambição através da sua atitude no mar e na vida. Tenho o prazer de acompanhar o Jaime de perto há alguns anos e a determinação que demonstra desde miúdo salta à vista. Com o passar dos anos, essa determinação tem aumentado. A juntar aos resultados que tem alcançado, essas são razões mais que suficientes para ser o vencedor deste troféu. Tenho grandes expectativas para o futuro do Jaime e penso que é um miúdo que pode deixar Portugal feliz dentro de muito pouco tempo. É um rapaz que vai aproveitar ao máximo este prémio que lhe estamos a proporcionar. Já provou no passado que dá uma importância extrema a surfar no Havai, portanto o acho que o prémio fica muito vem entregue.”
Vencedores do Tiago Pires Award:
– 2025: Jaime Veselko
– 2024: Maria Salgado
– 2023: Francisco Ordonhas
– 2022: Martim Nunes
– 2019: Yolanda Hopkins
– 2018: Mafalda Lopes
– 2017: Guilherme Ribeiro
– 2016: Luís Perloiro
– 2015: Guilherme Fonseca
– 2014: Nicolau von Rupp
– 2013: Frederico Morais
– 2012 (ano 0): Tiago Pires
O Tiago Pires Award já vai na sua 12.ª edição e distingue surfistas juniores nacionais pelo seu potencial, ajudando a projetá-los globalmente com vista a promover mais e melhores aspirações nas competições internacionais. O surfista eleito em cada ano surge como resultado de uma decisão partilhada entre a Associação Nacional de Surfistas e Tiago Pires, primeiro surfista português a competir na elite do Surf mundial e por lá residente durante sete temporadas consecutivas.
O Tiago Pires Award é entregue no Dia Internacional de Surf que, em 2025, é celebrado a nível global, este sábado, dia 21 de Junho.
Comentários