É já amanhã que começa uma das mais emocionantes etapas do WCT, o Billabong Tahiti Pro, na infame bancada de coral conhecida por Teahupoo. Os heats já estão definidos e, como sabes, poderás ver tudo em directo e em exclusivo no canal FUEL TV!
Esta etapa marca o meio do circuito WCT e num ano em que Slater já venceu duas vezes, Adriano de Sousa uma, assim como Jordy Smith e Joel Parkinson, tudo está mais do que em aberto, principalmente se olharmos para os restantes resultados destes (e outros) surfistas e tivermos noção que, por exemplo, Slater já tem dois resultados considerados maus para quem quer lutar pelo título, logo não tem muito mais margem para erro.
Por outro lado, o líder do circuito é Mick Fanning que, apesar de não ter nenhuma vitória ainda, tem tido uma consistência incrível (o seu pior resultado é um quinto), o que faz com que tenha ainda possibilidade de errar em duas etapas. Poderá muito bem ser um caso de um campeão mundial sem vencer uma etapa.
Taj Burrow está numa situação parecida com a de Fanning mas já terá de começar a meter primeiros e segundos lugares para não começar a ficar para trás. E a lista de candidatos e probabilidades continua, mas uma coisa é certa, cada etapa será crucial e Teahuppo pelo tipo de onda que é não dará hipótese para erros!
Infelizmente não é ainda desta que Tiago Pires irá voltar ao WCT pois ainda não está 100% recuperado da lesão que o tem afastado da elite do surf mundial. “É com muita pena que vos comunico que não vou participar num dos meus campeonato preferidos, o Billabong Pro Tahiti. A lesão tem evoluído mas infelizmente ainda não me sinto capaz de surfar ao meu melhor nível. Vou continuar a trabalhar para que a lesão recupere a 100% e para que possa fazer uma boa segunda metade do ano. Obrigado pela vossa força e pelas mensagens de apoio! Não tem sido fácil, mas vamos continuar a remar contra as adversidades da vida! Abraço.“, comentou no seu Facebook há uns dias atrás.
Como poderás ver nos heats mais abaixo, além da ausência de Tiago Pires, também Owen Wright, Glenn Hall e Dusty Payne, todo por lesão, faltarão. Mas haverá mais uma baixa, a do brasileiro Raoni Monteiro. O que esta ausência tem de peculiar é que este não está lesionado mas não tem possibilidade de ir até ao Tahiti pois não tem um patrocinador principal. Tiago Pires escreveu hoje no seu Facebook sobre a situação de Raoni: “É muito triste ouvir que o Raoni Monteiro não vai ao Taiti por falta de patrocínios. Alguém que acorde e invista neste grande atleta! O Raoni é um dos melhores surfistas de sempre a terem saído do Brasil e é uma inspiração para todos nós. Força Raoni! Nunca deixes de acreditar!!”
A substituir todos estes nomes estarão Patrick Gudauskas e Yadin Nicol, pela ASP, assim como Nathan Hedge, Jocelyn Poulou e Ian Walsh, pela sua classificação nos trials.
Com um possível início da competição já amanhã, quinta-feira, dia 15 de Agosto às 18:30 (hora portuguesa), tens de começar já a preparar o teu sofá, uns aperitivos e umas belas cervejas geladinhas pois, como sempre, o canal FUEL TV irá transmitir tudo ao vivo e em exclusivo. Caso não tenhas possibilidade de assistir no FUEL TV poderás fazê-lo carregando aqui.
Os heats do round 1 são então os seguintes:
Heat 1: Nat Young (USA), Bede Durbidge (AUS), Patrick Gudauskas (USA)
Heat 2: Taj Burrow (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Nathan Hedge (AUS)
Heat 3: Jordy Smith (ZAF), Travis Logie (ZAF), Alan Riou (PYF)
Heat 4: Joel Parkinson (AUS), Kolohe Andino (USA), Anthony Walsh (AUS)
Heat 5: Kelly Slater (USA), Brett Simpson (USA), Ian Walsh (HAW)
Heat 6: Mick Fanning (AUS), Fredrick Patacchia (HAW), Jocelyn Poulou (PYF)
Heat 7: Adriano de Souza (BRA), Adrian Buchan (AUS), Kieren Perrow (AUS)
Heat 8: Michel Bourez (PYF), Kai Otton (AUS), Yadin Nicol (AUS)
Heat 9: Josh Kerr (AUS), Gabriel Medina (BRA), Alejo Muniz (BRA)
Heat 10: C.J. Hobgood (USA), Jeremy Flores (FRA), Adam Melling (AUS)
Heat 11: Julian Wilson (AUS), John John Florence (HAW), Miguel Pupo (BRA)
Heat 12: Sebastian Zietz (HAW), Filipe Toledo (BRA), Damien Hobgood (USA)
Comentários