O dia 5 do MEO Rip Curl Pro Portugal começou com uma forte desilusão, as ondas. Milhares de pessoas dirigiram-se à bem cedo Praia de Supertubos com a certeza de que a prova começava cedo, mas rapidamente ficou visível que o swell estava abaixo do que se esperava e a “maldição da previsão épica” era real.
Apesar disso o público manteve-se na praia ao longo dos calls que foram feitos ao longo do dia e pelas duas horas da tarde, quando surfistas como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira entraram na água para fazer free surf, ficou patente que era bem real que a prova finalmente iria arrancar. O mar tinha subido ligeiramente e o pico mais a sul do palanque, mesmo com a maré cheia, começou a quebrar com regularidade.
No entanto, quando o primeiro heat entrou na água, Ítalo Ferreira optou por entrar em frente ao palanque, enquanto que Michel Bourez foi para o pico a sul. Ao fim de 10 minutos já Ferreira tinha completado vários aéreos arriscados, algo que continuou a fazer ao longo do heat e quando Michel se juntou a ele já estava em combinação e não saiu mais dessa situação.
Quando Gabriel Medina entrou na água o público começou a cantar “o campeão voltou”, “música essa que não parou durante todo o heat e durante vários minutos mesmo depois do heat. Mais uma vez um surfista, Medina, entrou em frente ao palanque e outro, Matt Wilkinson, a sul. O australiano teve sucesso no início, com uma nota de 5.5 graças a algumas batidas de backside, nota essa que empatou com a do seu companheiro de equipa. As ondas seguinte foram semelhantes até que “Gabe” começou a acertar alguns aéreos full rotation e ao fim de algum tempo Wilko também estava combinado e foi eliminado.
A pressão passou então para Julian Wilson, que tinha como adversário um underdog muito perigoso, Joan Duru. Ambos apostaram por surfar um diferente, uma secção entre a que tinha sido surfada em frente ao palanque e a mais a sul. Nos primeiros 10 minutos nenhuma onda surfada chegou aos dois pontos, pelo menos até Duru descobrir uma boa direita e com fortes pauladas e snaps arrancou com um nota de 7 pontos. Joan esperou muito pela onda seguinte, enquanto que Julian não conseguiu manter o ritmo de baterias anteriores e foi eliminado, deixando a porta aberta para Medina se sagrar campeão mundial em Portugal. Para isso Gabriel precisa de vencer a próxima bateria e a final!
Acompanha tudo em directo AQUI!
Heats das meias finais:
SF 1: Ítalo Ferreira vs Gabriel Medina
SF 2: Joan Duru vs Owen Wright ou Kanoa Igarashi
Comentários