Ao contrário de ontem, hoje o Sooruz Lacanau Pro foi um dia muito curto de surf pois, como esperado, as ondas diminuíram drasticamente de tamanho. No entanto, ainda deu para terminar o round 3 e onde estavam quatro portugueses em prova.
Apesar de pequenas, com meio metro, as condições em Lacanau esta manhã estavam perfeitas graças ao off-shore matinal. Mas o swell diminuía muito rápido e as ondas boas demoravam cada vez mais a entrar, algo que a maré a vazar também não ajudava.
O primeiro português a entrar em prova seria, no heat 9, Filipe Jervis. Depois de ontem ter mostrado uma excelente surf, neste dia Jervis simplesmente não conseguiu encontrar ondas com potencial para repetir a fórmula de ontem, acabando o heat em terceiro lugar atrás dos braisileiros Bruno Rodrigues (2º) e Thiago Guimaraes (1º).
Uns heats mais tarde e foi a vez de Frederico Morais molhar a lycra pela primeira vez no Sooruz Lacanau Pro, uma vez que graças ao seu seeding, Morais é um dos cabeças de série deste round! E a prestação do português não poderia mostrar melhor a realidade do seu surf! Não é segredo para ninguém que este é o caminho de Morais, correr o WQS para entrar no top 100 este ano o que lhe dará acesso a todos os Primes em 2014, conseguindo assim entrar nas etapas que lhe abrirão caminho para a qualificação para o WCT, mas se o surfista do Guincho continuar com este ritmo poderá conseguir cumprir este primeiro objectivo mais cedo do que se calhar previa!
Morais foi rápido, preciso, poderoso, fluido e metódico! Encaixou o surf bottom-manobra que o define, sem perdas de velocidade e sempre com muita água no ar, e, para ajudar, com o seu estilo perfeito. Depois de duas ondas médias, Morais encontrou a perfeita para mostrar o seu nível e o resultado foi um 8.67. Duas ondas mais tarde, Morais ainda encaixou um 8.23, o que lhe daria o primeiro lugar por si mas o português queria surfar e mostrar mais e, na sua última onda, fez a melhor onda do heat, um 8.80. Morais terminava assim o heat com aquela que viria a ser a média do dia, 17.47, do round e do evento até agora.
Seguiu-se Miguel Blanco no heat 14 mas este não conseguiu superar Mateia Hiquily (1º), Nicolas Remi (2º) e nem mesmo o terceiro classificado, Hodei Collazo, acabando o heat em útlimo, lugar esse que seria o mesmo de Ruben Gonzalez no último heat do dia.
Desta forma estão ainda em competição quatro surfistas lusos (todos no round 4): Zé Ferreira, Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Marlon Lipke (estes dois últimos entram directamente neste round), assim como o luso-germânico Nicolau Von Rupp.
Se o swell não tiver desaparecido por completo amanhã, então o Sooruz Lacanau Pro recomeçará e os heats cuja transmissão ao vivo não podes perder são os seguintes:
Heat 2: Joan Duru (FRA), Chris Friend (AUS), Leandro Usuna (ARG), Jose Ferreira (PRT)
Heat 7: Charles Martin (GLP), Marlon Lipke (PRT), Ian Gouveia (BRA), Diego Mignot (FRA)
Heat 13: David Do Carmo (BRA), Gavin Gillette (HAW), Frederico Morais (PRT), Nicolas Remi (FRA)
Heat 14: Vincent Duvignac (FRA), Nic Von Rupp (DEU), Mateia Hiquily (PYF), Nobuyuki Osawa (JPN)
Heat 16: Willian Cardoso (BRA), Vasco Ribeiro (PRT), Nomme Mignot (FRA), Halley Batista (BRA)
Entretanto o vídeo do dia 1 já está disponível e podes vê-lo já aqui em baixo (e onde SURPREENDENTEMENTE não há nem uma onda dos portugueses)!
Comentários