As fases finais do E.Leclerc Pont L’Abbé Junior Pro La Torche, etapa a contar para o circuito Pro Junior Europeu, contava apenas com dois surfistas portugueses entre os 16 ainda em prova.

Os quartos de final man-on-man tinham Francisco Ordonhas como último resistente da prova masculina, que tinha como adversário o francês Paco Alonzo. Ordanhas fez as duas melhores notas do heat, abrindo com 6 pontos, fazendo um back up de 5.83 pontos para avançar para as meias finais e garantir o que seria o seu melhor resultado de sempre neste circuito. Nas meias finais foi parado pelo super talentoso basco Kai Odriozola, que era o grande favorito para vencer a final mas foi superado por um inspirado Nicolas Paulet.

Na prova feminina Maria Salgado tinha dado cartas no round de 16, eliminando algumas das surfistas mais conhecidas da divisão com uma das melhores médias da fase. Nos quartos de final de duas surfistas foi parada por Sarah Leiceaga, terminando mesmo assim num sólido 5º lugar. A grande surpresa do evento foi a eliminação da líder do circuito, Janire Etxabarri. No entanto a sua irmã, Annette Etxabarri manteve o nome da família no top, batendo Lucia Machado nos quartos de final, Sarah Leiceaga nas meias e Maelys Jouault numa final muito equilibrada para conquistar a sua primeira vitória neste circuito.

A próxima etapa deste circuito será o Azores Pro Junior, realizado de 15 a 17 de outubro, na Praia de Santa Bárbara, São Miguel, Açores.

Comentários