O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, tem chamada marcada para esta sexta-feira, às 7h30, na Praia do Lagide. A derradeira prova da temporada vai definir o campeão nacional masculino de surf num duelo entre 11 surfistas com possibilidades de chegar ao topo do surf nacional.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
– Trials masculino
– Round 1 masculino – Heats
– Round 2 masculino ou Round 1 feminino (on stand by) – Heats

Além dos 11 candidatos ao título que compõe esta luta (Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca, Vasco Ribeiro, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Francisco Almeida, Afonso Antunes, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer e Luís Perloiro), esta etapa conta com outros tantos nomes de peso do surf nacional, que podem intrometer-se indiretamente nas contas do título. Um deles é o jovem surfista local de Peniche, Matias Canhoto, recém-coroado campeão nacional Sub-16.

Matias Canhoto, surfista local de Peniche e atual campeão nacional Sub-16 
“Sinto-me bem e tenho estado a treinar focado para esta etapa. É uma prova em que estou a competir em casa, nas ondas onde surfo e treino com regularidade. Espero fazer um bom resultado, tal como consegui no ano passado [N.R. Matias ficou em 5º lugar em 2021]. Além disso, há o aliciante de ser a etapa decisiva pelo título e gostava de me dar bem. Entre os candidatos gostava que o título fosse para o Guilherme Fonseca, pois é um surfista também daqui de Peniche e com quem costumo surfar muitas vezes. Tenho como objetivo fazer as etapas da Liga MEO Surf e, aos poucos, começar a encará-las cada vez mais a sério, de forma, a num futuro próximo, conseguir lutar pela vitória em etapas, uma vez que tenho o objetivo de um dia ser campeão nacional.”

Requisitos Título de Campeão Nacional Liga MEO Surf 2022:

Candidatos em competição direta: Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro
– Precisam de ser finalistas e/ou ficar à frente dos principais oponentes

Candidatos à condição: Tomás Fernandes, Eduardo Fernandes, Afonso Antunes e João Moreira
– Precisam de ser finalistas e esperar que Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco
Ribeiro não cheguem às fases finais

Candidatos requisito de vitória: Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro, Francisco Almeida
– Precisam de vencer
– Dependem de diversas combinações de resultados de terceiros

As possibilidades indicadas para obter o título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, referem-se ao cenário geral mais admissível face à multiplicidade de possibilidades que se podem vir a verificar, pelo facto do grupo de candidatos ser bastante alargado.

As previsões mostram a entrada de muita ondulação na Capital da Onda durante os três dias da janela de espera, com o vento sul a fazer a organização de prova optar pelo pico do Lagide. Uma decisão que deixa boas perspetivas para ter um grande espetáculo nesta luta que se prevê muito renhida pelo título nacional masculino.

Francisco Morgado, diretor de prova da Liga MEO Surf
“Temos uma boa ondulação a entrar de Noroeste e vamos ter sempre vento sul durante os três dias de prova, o que oferece boas condições no Lagide. Esta parece-nos ser uma decisão natural, tendo em conta as condições previstas de mar. Estamos confiantes para ter um espetáculo de nível elevado no Bom Petisco Peniche Pro, que vai decidir o título de campeão nacional masculino”.

Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):
1º dia – Sexta-feira, 28 de Outubro
07h30 – Call primeiro dia para trials masculino
10h00 – Jerónimo Martins: Palestra sobre proteção dos oceanos e limpeza de praia com a participação de alunos das escolas do concelho de Peniche

2º dia – Sábado, 29 de Outubro
07h30 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
11h00 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
17h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)

3º dia – Domingo, 30 de Outubro
07h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
10h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
12h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)
13h00 – Entrega de prémios do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)

Em Peniche serão ainda premiadas a melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Peniche aos melhores surfistas locais deste Bom Petisco Peniche Pro.

Comentários

Os comentários estão fechados.