A fasquia alta “levantada” por vários anos de ondas perfeitas aliada à fraca previsão para os primeiros dias deixaram uma expectativa grande para o primeiro dia do Sata Airlines Azores Pro. Mas a praia de Santa Barbara não desiludiu.

O mar esteve sempre pequeno e na maré cheia as ondas mal quebravam, obrigando a organização a parar o campeonato por algumas horas, ficando assim longe de terminar o primeiro round. Mas quando havia “maré” as ondas estavam, no mínimo, muito divertidas. Bons picos para a esquerda e direita funcionaram bem e proporcionaram boas ondas com consistência e potencial de para boas manobras e pontuações altas.

A “armada lusitana” era constituída por 6 elementos, o maior número de competidores de sempre numa etapa Prime mas logo no primeiro heat perdemos um competidor, Zé Ferreira. O surfista do Guincho vinha de um excelente resultado em Pantin mas acabou por ser surpreendido inclusivamente por um dos surfistas que eliminou nessa prova, Perth Standlick. Com um par de notas de oito pontos Perth varreu o heat enquanto que Nathan Yeomans esteve sempre em posição de avançar até deixar um top do WCT, Brett Simpson, virar heat e passar para fase seguinte. Zé nunca se conseguiu soltar na bateria e acabou em quarto e ficou por aí a sua prestação nos Açores.

Infelizmente aconteceu o mesmo aos outros competidores portugueses neste dia de prova. Marlon Lipke foi traído pela maré a encher num heat em que Kolohe Andino se destacou e os restantes competidores encontraram algumas dificuldades. Jácome Correia entrou já na parte da tarde e mostrou muito bom surf apesar de estar a competir num heat contras surfistas que estão noutro patamar. Mesmo assim este surfista de 14 anos segurou bem a sua posição durante a maior parte do heat, acabando a precisar de uma nota praticamente acessível, um 7.49. O Neo-Zelandês Billy Stairmand foi quem dominou a bateria, seguido do campeão deste etapa em 2011, CJ Hobgood.

Poucos heats mais tarde o primeiro dia de prova terminou deixando ainda três portugueses por competir. O check in para o segundo dia de prova ficou marcado para as 7:00 horas locais, acompanha tudo em directo no canal Fuel TV a partir do round 5 ou, caso não tenhas acesso a uma televisão, através deste link!

Heats com portugueses:
Heat 19 | Stu Kennedy x Maxime Huscenot x Frederico Morais x Nathaniel Curran
Heat 21 | Tiago Pires x Garrett Parkes x Conner Coffin x Lincoln Taylor
Heat 24 | Jeremy Flores x Jean da Silva x Nathan Hedge x Vasco Ribeiro

Comentários

Os comentários estão fechados.