Suri Rodrigues e Francisco Santos, em Sub 12, Miriam Julião e Jaime Veselko, em Sub 14, e Kekoa Hummel e Maria Salgado, em Sub 16, foram os grandes vencedores da segunda e última etapa do Rip Curl GromSearch, que decorreu este fim-de-semana, 18 e 19 de junho, na Praia de Leça da Palmeira. Nesta prova foram apurados os vencedores do circuito em Portugal e selecionados os atletas que irão participar na grande final europeia: Suri Rodrigues, Francisco Santos, Miriam Julião, Jaime Veselko, Matias Canhoto e Maria Salgado.

Foram ainda atribuídos os Prémios MEO H-Team: Guilherme Lobo ganhou o telemóvel do Prémio Fair-Play, votado entre todos os atletas participantes, e Matias Canhoto e Maria Salgado ganharam as duas surf trips às Maldivas, prémio oferecido pelo MEO aos campeões masculino e feminino do circuito em Portugal, na categoria Sub 16. Para além disso, com o apoio dos parceiros, houve brindes para todos os finalistas (óculos, fins, protetores solares e acessórios de surf).

A competição decorreu com condições excelentes nos dois dias de prova, com Leça da Palmeira a mostrar todo o seu potencial de surf. No sábado decorreram as primeiras eliminatórias e foram realizadas as finais de Sub 12 Feminino e Sub 14 Feminino, dadas as previsões de subida de mar para o dia seguinte. No domingo, embora com mais vento, a Praia de Leça da Palmeira esteve à altura das expectativas, com ondas a rondar 1m a 1,5m e boas condições para a realização dos quartos, meias-finais e finalíssimas restantes, assistindo-se a um surf de grande nível por parte dos jovens atletas, em especial na categoria de Sub 16.

A final de Sub 16 Feminino assistiu a uma competição aguerrida entre as atletas Maria Salgado, Erica Máximo, Maria Dias e Lua Escudeiro. A marcar pontos no início, arrancando com uma onda de 8.00 pontos e uma segunda onda de 2.23, a atleta do Lombos Praia, Érica Máximo, acabou por ser ultrapassada por Maria Salgado, a atleta da Sealand Santa Cruz que, com uma primeira onda de 6.67 e uma segunda onda de 3.93 conseguida já no minuto final, ultrapassou a sua adversária conseguindo a vitória e lugar marcado na final europeia.

Na categoria de Sub 16 Masculino, as emoções também estiveram ao rubro, com uma final disputadíssima até ao último minuto entre Kekoa Hummel, Matias Canhoto, Afonso Pinto e Bruno Amado. Matias Canhoto, surfista do Peniche Surfing Clube, e Kekoa Hummel, atleta da Associação Onda do Norte e local de Leça da Palmeira, captaram a atenção do público com as suas manobras e a sua escolha de ondas, com seis ondas surfadas cada um, tendo Kekoa obtido um score total de 15.10, ultrapassando por pouco Matias Canhoto, que alcançou um score de 14.67.

Integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2022 e organizada pela Federação Portuguesa de Surf em conjunto com a Onda Pura Surf Center, com a colaboracao das camaras municipais do Porto e Matosinhos e da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, esta prova foi a segunda e última etapa deste ano do Rip Curl GromSearch em Portugal, onde foram apurados os melhores atletas das categorias de Sub 16, Sub 14 e Sub 12, masculinos e femininos, para a final europeia que se realizará no início do próximo ano algures na Europa.

Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, responsável pela organização da prova:

“Tivemos um fim-de-semana com ótimas condições e um grande nível de surf nesta competição dedicada às camadas de formação que cada vez mais aderem a este tipo de iniciativa, o que se comprovou pelos cerca de 100 atletas inscritos, de todo o país. Além da performance nas ondas, tivemos uma ação de sensibilização ambiental e limpeza de praia, com a presença do surfista Miguel Blanco, e foram oferecidos vários prémios. Foi uma honra receber esta prova dentro do cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series e resta-nos desejar boa sorte aos atletas que foram apurados para a final europeia!”

José Farinha, diretor geral da Rip Curl Portugal:

“Estamos gratos, em primeiro lugar, aos locais de Leça da Palmeira, por nos permitirem fazer esta prova aqui nesta praia. Tivemos excelentes ondas nesta etapa que ditou os campeões das várias categorias que vão à final europeia. Agradeço também à organização e felicito os grandes vencedores, Matias Canhoto e Maria Salgado, que além de irem à final, ganharam uma viagem às Maldivas, oferecida gentilmente pelo nosso parceiro MEO. Votos de boas ondas para todos!”

A segunda etapa do Rip Curl GromSearch esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Onda do Norte e da Federação Portuguesa de Surf. O evento contou ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da MEO, da Goldenergy, da Ramirez, da Vitalis, da Be Stronger e do Hospital de Santa Maria – Porto. Contou também com os media partners onfiresurfmag.com, Fuel TV, Surf Total e Beachcam. Os patrocinadores e parceiros oficiais do Rip Curl GromSearch são a FCS, Greenbush, Citroen, Hydroflask, Smith e Ocean 52.

Comentários