A praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, está a postos para receber os melhores surfistas nacionais, no Allianz Figueira Pro, que se realiza de 1 a 3 de Abril. Esta vai ser a primeira etapa da Liga MEO Surf 2022, a principal prova do surf português onde se decidem os títulos de campeões nacionais da modalidade.
Será dentro de 10 dias que a buzina que dará início à luta pelo título nacional masculino e feminino de 2022 irá tocar pela primeira vez. Um regresso a uma praia especial para o surf nacional e que, em 2020, recebeu aquela que foi a primeira etapa da Liga MEO Surf e, simultaneamente, a primeira prova de surf em todo o Mundo a ir para a água já em contexto de pandemia.
Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
“Receber a 1ª etapa na Figueira da Foz, da Liga MEO Surf, é, sem dúvida, muito importante em termos nacionais e muito prestigiante. A Figueira da Foz faz parte do roteiro histórico de praias da Liga MEO Surf, por reunir todo um conjunto de características que pretendemos que ano após ano a façam assumir como um destino líder da modalidade, durante todo o ano. Temos uma grande variedade de praias que reúnem condições ímpares, vou ousar recorrer à linguagem própria da modalidade, tais como a frequência de swell e de ventos offshore. Paralelamente, um evento desta natureza dinamiza o turismo local, aposta que queremos afirmar, por não podermos ter um turismo dito sazonal, mas sim um turismo de todo o ano porque a Figueira tem potencialidade para tal.”
Mas o Allianz Figueira Pro também vai marcar o arranque de mais uma edição da Allianz Triple Crown, o já histórico sub-troféu, que em 2022 vai distinguir os melhores surfistas entre as etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Será a oitava edição consecutiva de um troféu que distribui um prémio igualitário e que em 2021 teve como vencedores Vasco Ribeiro e Francisca Veselko.
José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“É com grande entusiasmo que somos pelo 10.º ano consecutivo um dos principais parceiros do Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO Surf). Este ano vamos dar nome às etapas da Figueira da Foz, da Ericeira, já um clássico para nós, e, como grande novidade, seremos também naming sponsors do Allianz Ribeira Grande Pro, proporcionando, assim, o regresso do circuito aos Açores, algo que vinha sendo desejado por todos os intervenientes. Vamos manter com estas três provas o nosso e cada vez mais de todos, troféu Allianz Triple Crown. Na Allianz continuamos a reconhecer a importância desta associação ao Surf e orgulhamo-nos em partilhar os mesmos valores deste desporto, como a superação, a resiliência e o respeito pelo meio ambiente. A Marca Allianz tem crescido com esta parceria, mas acreditamos que também o surf nacional tem beneficiado com esta associação.”
Com Vasco Ribeiro e Francisca Veselko a partirem na condição de campeões em título, serão eles a vestirem as licras amarelas de líderes do Go Chill ranking na Figueira da Foz. Mas candidatos a lutar pelo estatuto máximo do surf português não vão faltar, onde Ribeiro e Veselko partem na frente, seguidos de perto por uma cada vez mais evoluída nova geração do surf nacional. No caso de Vasco Ribeiro, este será o regresso à competição, depois de uma lesão que tem atrapalhado o arranque de temporada internacional, confirmando a presença na Figueira da Foz.
Vasco Ribeiro, campeão nacional em título
“Vai ser ótimo regressar aos campeonatos e logo na Figueira da Foz, que é um sítio que gosto muito. Espero que estejam ondas incríveis. As expectativas são altas. Tenho andado a treinar muito, por isso penso que vai ser um ano em grande. Temos a nova geração a entrar em força no cenário do surf nacional, o que é um aliciante extra. É bom poder começar com a licra amarela vestida. O objetivo passa por levá-la até ao final da temporada”.
No caso de Francisco Veselko, depois do título obtido na temporada passada e ainda com idade júnior, a liderança será também um teste à sua determinação e responsabilidade do estatuto ocupado.
Francisca Veselko, campeã nacional em título
“Vai ser incrível começar a temporada da Liga MEO Surf na Figueira da Foz, que tem uma das minhas ondas preferidas de todo o calendário. As minhas expectativas são altas. Há sempre ondas incríveis na Figueira da Foz e espero poder mostrar todo o meu potencial. Vai ser a primeira vez que começo o ano com a licra amarela. É algo especial e que é uma grande motivação para mim. O meu objetivo este ano passa por defender o título nacional com a mesma vontade com que o alcancei. O nível está cada vez mais elevado e acredita que vai ser um ano muito disputado entre todas as surfistas.”
Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos 3 anos:
2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins
Allianz Figueira Pro 2021 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins;
– 1274 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 10 pontos (final);
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 19 pontos (final)
Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz aos melhores surfistas locais deste Allianz Figueira Pro.
Comentários