O swell entrou para o terceiro dia do Airwalk Lacanau Pro Junior mas não como esperado. O dia acabou por ser marcado, pela negativa, pela eliminação de Vasco Ribeiro, e, consequentemente, pelo desaparecimento da hipótese de termos novamente um campeão Pro Junior Europeu português.Mas, para contrabalançar a eliminação de Vasco Ribeiro, Frederico Morais e João Kopke garantiram a sua presença nos quartos-de final. A par com Ramzi Boukhiam, Morais foi novamente o surfista em destaque, voando e manobrando fácil nas ondas de meio metrinho com vento onshore que a Grand Plage de Lacanau apresentava. Morais fez a segunda melhor média do dia, 13.76, e continua focado para alcançar o seu grande objectivo, a qualificação para o Pro Junior Mundial. Para tal, Morais precisa de um resultado bem forte, pelo que um vitória seria uma garantia imediata, para além da importância de vencer a etapa obviamente.
Sem dúvida que a presença de João Kopke nos quartos-de-final foi também uma das mais agradáveis surpresas deste dia. Kopke que ainda está na recta final da recuperação de uma lesão ao joelho, desde que voltou a surfar que o tem feito com aquela intensidade de quem quer recuperar tempo perdido rapidamente. O seu surf está a evoluir muito, e prova disso é este seu resultado. Mas esta presença de Kopke nesta fase tem, certamente, um sabor um pouco agridoce para o surfista de Carcavelos. Isto porque Kopke foi responsável (juntamente com Timothee Bisso) pela eliminação de Vasco Ribeiro que viu assim o título de campeão Pro Junior europeu fugir-lhe das mãos. Kopke é um dos grandes amigos e fãs de Ribeiro mas dentro de água as amizades têm mesmo de ser colocadas de parte.
Diogo Appleton era o último surfista luso com hipóteses de se garantir nos quartos-de-final mas foi eliminado por Vicent Romero e Kieran Bulard no sétimo heat do round 32.
Destaque também para a presença de Luis Eyre, o britânico que vive em Portugal desde sempre, nos quartos-de-final.
O dia ficou também marcado pela atribuição do títulos europeu de campeão Pro Junior 2012. Com a eliminação de Vasco Ribeiro, o marroquino Ramzi Roukhiam necessitava apenas de se qualificar para os quartos de final e foi com a melhor média do dia que o fez.
No feminino, também a recente coroada campeã Pro Junior feminino, Cannelle Bulard, esteve na linha da frente no que a performance e resultados diz respeito, garantindo um lugar nas meias-finais.
O Airwalk Lacanau Pro Junior terminará amanhã e todos esperamos que, já que o título não ficou entregue a Portugal, que ao menos a vitória desta etapa venha para o nosso cantinho. Como dito atrás, as esperanças estão depositadas em Frederico Morais e João Kopke que poderão entrar na água logo pelas 10 horas da manhã (hora portuguesa) e cujos heats (que podes ver live scores ao vivo aqui) são os seguintes:
Heat 1: Beyrick De Vries x Diego Mignot x Tom Cloarec x João Kopke
Heat 2: Carlos Munoz x Luis Eyre x Timothee Bisso x Nelson Cloarec
Heat 3: Frederico Morais x Kieran Bulard x Leonardo Fioravanti x Jesse Mendes
Heat 4: Vicent Romero x Ugo Robin x Ramzi Boukhiam x Alex Gironi
Comentários