Ao fim de 5 dias de acção o Caparica Surf Fest, prova QS a contar 3.000 pontos para o ranking QS masculino e 1.000 para o feminino, chegou ao fim com uma vitória lusa.

Apesar de não ter sido uma prova muito positiva para os surfistas portugueses em várias fases do evento, ao penúltimo, chegaram 5 representantes lusos. Na prova masculina apenas Vasco Ribeiro chegou aos quartos de final de dois surfistas e mais uma vez o surfista de São João do Estoril mostrou o seu power surf, eliminando a jovem estrela basca, Adur Amaitriain, por larga vantagem.

Na categoria feminina metade das surfistas em prova nos quartos de final eram portuguesas, mas pelo menos uma iria ficar pelo caminho devido a um confronto directo. Mafalda Lopes tratou de despachar a Nahia Milhau com o seu backside bem afiado e logo no heat seguinte Teresa Bonvalot defrontava Francisca Veselko. Este foi claramente o melhor heat da fase e qualquer uma poderia ter vencido, mas foi Veselko, que mais uma vez fez a manobra do dia, quem levou a melhor. Depois foi a vez de Yolanda Hopkins avançar sobre Heimiti Fierro, num heat muito disputado, enquanto que Pauline Ado bateu Bahia Frediani num confronto 100% francês para fechar o dia.

Para o dia final ficaram apenas as meias finais e finais de ambas as categorias. O primeiro heat da categoria feminina defrontava duas portuguesas, cada uma com a sua razão para ser favorita. Mafalda Lopes levava a vantagem de ser local, enquanto que Francisca Veselko trazia consigo o momentum das prestações dos dias anteriores e do seu título mundial júnior. Lopes abriu com uma onda muito boa, o que fez com que Francisca passasse o heat a correr atrás, sendo eventualmente eliminada. No heat seguinte Pauline Ado impediu uma final 100% lusa ao eliminar a campeã europeia, Yolanda Hopkins, por pouco mais que um ponto.

Na final Mafalda Lopes foi implacável, surfando muito de backside para deixar a sua adversária a precisar de 9.84 e, no processo, vencer a sua primeira prova QS!

Na prova masculina Vasco Ribeiro mostrou-se muito inspirado, batendo Justin Becret na primeira meia final para encontrar Marco Mignot na final. Ribeiro era o favorito a vencer a prova mas Mignot também estava inspirado e acabou por vencer por muito pouco este confronto de notas altas, garantindo assim a sua segunda vitória no circuito QS.

Comentários

Os comentários estão fechados.