Depois de vários anos a “sediar” 16 surfistas no main event do Billabong Pipe Masters, os havaianos acabaram por se render às evidências e disputar apenas duas vagas via trials. Este prometia ser um momento complicado para a ASP pois o “xerife” do North Shore, “Fast” Eddie Rothman prometeu que a situação não iria passar em branco. Mas passou, apesar de se ter (+ ou -) mudado o nome de trials para Pipe Invitational, para “respeitar os nativos”.

À primeira luz as condições pareciam bastante prometedoras mas assim que o primeiro heat entrou na água percebeu-se que havia poucas ondas boas. Houve notas excelentes à mesma, mas a maior parte das qualificações foram decididas com médias abaixo dos 7.5 no somatório das duas melhores ondas.

Mas houve bons momentos. Jamie O’Brien, por exemplo, mostrou que é de longe o melhor surfista dos trials conseguindo fazer vários tubos bons tanto para pipe como backdoor. O ex-pipe master soube fazer o que precisava para se qualificar para a final, fosse grandes tubos ou batidas no lip.

A onda dia foi surfada por Joel Centeio que nos minutos finais da sua bateria do round 1 deu um grande tubo para backdoor, conseguindo uma previsível nota 10. À medida que a prova foi avançando as condições foram piorando, quer por culpa do vento quer pela infeliz junção de duas ondulações, que faziam com que quase todas as ondas não permitissem saída (ou entrada) dos tubos.

Nas meias finais apenas um surfista deu um bom tubo, Reef McIntosh, que saiu de um close out em pipe e garantiu-se na final, seguido de O’Brien. A segunda meia final foi vencida pelo sobrinho de Garrett McNamara, Makai, com a pobre média de 6.26, seguido de Hank Gaskel (3.27).

Depois das meias finais a prova parou, ficando guardada a final para o primeiro dia do main event. Será hoje? Acompanha tudo em directo AQUI!

(O 10!!!)

https://www.youtube.com/watch?v=eHxLgoC46ds

Comentários

Os comentários estão fechados.