Começaram em 1998, os circuitos da WSL (na altura ASP) que decidiam os campeões de cada continente e, no final, o campeão mundial. Mais tarde surgiu também a categoria feminina e, mesmo ao fim de mais de 20 anos, este contínua a ser o título mais prestigioso e difícil de obter para surfistas europeus em ascensão.

Este circuito começou bem para os portugueses, graças a surfistas como Tiago Pires, Ruben Gonzalez e David Luís, que representaram bem o nosso país frente a uma geração muito forte francesa e basca. Tiago foi vice-campeão em 98, campeão em 99 e no ano 2000 deu prioridade ao circuito QS, vencendo mesmo assim a etapa mais valiosa do circuito, em Ribeira D’Ilhas e conseguindo uma vaga para disputar o título mundial no Havai, onde ficou em segundo lugar atrás de Pedro Henrique.

Só uma década mais tarde os surfistas lusos voltaram a ser destaques no circuito. Filipe Jervis liderou o circuito em 2010 e acabou como vice-campeão, enquanto que Vasco Ribeiro liderou em 2011, 2012, 2013 e venceu em 2014, um título que foi um pouco ofuscado pelo facto de, pouco tempo depois, ter vencido o título mundial júnior, batendo Ítalo Ferreira na final.

Não foi preciso esperar outra década para voltar a ter a bandeira portuguesa no topo pois Teresa Bonvalot ficou muito perto da vitória em 2014 e 2015, e venceu em 2016 e 2017, acabando a sua carreira júnior como única portuguesa com dois títulos.

Em 2018 os portugueses encontraram novamente grandes dificuldades tendo apenas Mafalda Lopes conseguido representar Portugal no top16 (em 14º), e nenhum houve representante luso no masculino entre os 16. No entanto em 2019 Mafalda mostrou uma grande evolução e sagrou-se campeã Europeia, qualificando-se para o World Junior Championship, onde irá disputar o título mundial júnior da WSL.

Outro português que venceu, mas na altura a representar a Alemanha, foi Marlon Lipke, em 2004, tendo inclusivamente terminado em 3º lugar no World Junior Championship, uma prova que foi vencida por Pablo Paulino.

Mais conteúdos da série Curiosidades Surfisticas AQUI!

Comentários