O nosso país é considerado por muitos como um pequeno paraíso para o surf. As nossa costa está carregada de ondas boas, a temperatura da nossas águas é bastante tolerável e comparando com outros locais ainda é possível apanhar boas ondas com poucos surfistas na água.
E, ao contrário de outros paraísos “surfisticos”, no nosso país não há tubarões. Ou há? Recentemente tem-se falado cada vez mais tubarões na nossa costa e alguns até têm passado muito perto de picos muito surfados.
Aparentemente quando chega o verão eles aproximam-se e nos últimos meses foi avistado por diversas vezes um enorme tubarão na Linha do Estoril. Hoje um pescador descobriu esse tubarão, de 500 quilos e três metros e meio, preso nas suas redes a cerca de uma milha da costa, já sem vida. O pescador trouxe-o de volta e deixou-o no porto de pesca de Cascais, local que atraiu centenas de visitantes, desejosos de ver ao vivo este monstro dos mares.
Será razão para nos preocuparmos? Neste caso, não. Este era um tubarão frade, um dos mais pacíficos “monstros” que podemos encontrar na água. O tubarão frade é o segundo maior peixe do mundo, depois do tubarão baleia, mas tem dentes pequenos e alimenta-se principalmente de plâncton, sendo completamente inofensivo para os humanos.
Mesmo assim algo nos diz que se nos cruzássemos com um “peixinho” destes na água não ficávamos por perto para “estudar” o tipo de espécime tínhamos pela frente…
Comentários
6 comentários a “Tubarão de 500 quilos capturado em Cascais”
Se é inofensivo porque é que o capturaram??? Otariosss
Cetorhinus maximus, conhecido pelos nomes comuns de tubarão-elefante, tubarão-frade ou tubarão-peregrino, é um tubarão lamniforme, único representante da família Cetorhinidae e género Cetorhinus. É o segundo maior peixe existente no mundo, depois do tubarão-baleia.
O tubarão-elefante atinge 10 metros de comprimento. A sua dieta é composta por plâncton, filhotes e ovos de peixes e podem armazenar comida. Vive nas costas de águas temperadas de todo o mundo, onde é encontrado perto da superfície. O tubarão-elefante atinge a maturidade entre os 2-4 anos de idade. Se acasalam no verão nas costas dos mares do Norte da Europa, tendo 3,5 anos de gestação. São ovíparos e geram 1 a 2 filhotes de 1,5m por gestação. Avistados quando pescadores lançam bóias à agua, vindo à superfície investigar. Não representa qualquer tipo de ameaça à vida humana, apesar da sua envergadura e tamanho, deixando-se “domar” pelo homem. Avistado em mares do norte da Europa no verão, e de Inverno nos mares mais atlânticos (Costa de Portugal, Espanha e África).
O tubarão-elefante é alvo de caça pelo Japão, e outros países devido ao óleo produzido pelo seu fígado.
Esse animal não faz mal a ninguem!
E mais uma vez um cowboy tranformou-se em heroi por ter morto um índio….. só deixo no ar a seguinte pergunta porquê que esse animal foi morto, ele vivo faria muito mais sentido…..
Como podes ver no artigo, ele foi encontrado morto nas redes, não foi morto de propósito.
Os tubarões fazem parte do equilíbrio dos nossos Oceanos, quem ama os oceanos, deve amar todos os que contribuem para esse equilíbrio, para que as águas continuem azuis e vivas. Os tubarões são vítimas da ganância e da ignorância humana!
Matar um tubarão significa matar mais um pouco os nossos Oceanos.
Os tubarões são animais selvagens e estão no seu meio, não temos qualquer direito a interferir. Como surfista e como mergulhador, já estive várias vezes com tubarões na água e asseguro-vos que estes se afastam normalmente do ser humano, nós não fazemos parte da alimentação destes animais, assim que acidentes acontecem, todos os anos morre mais gente atacada por cães do que por tubarões e não andamos por aí a matar cães indiscriminadamente!
Protejam os tubarões, protejam os nossos Oceanos!
https://www.sharksavers.org/en/education/sharks-and-people/shark-attack-media-hype-or-shark-truth/
Estamos contigo Fernando. Este ficou preso nas redes, não é menos grave pois o final foi o mesmo…