A “Sustainable Surf” é uma organização sem fundos lucrativos baseada na califórnia. Fundada pelos empresários Michael Stewart e Kevin Whilden, tem como missão ser o catalisador que transformará a cultura de surf numa força poderosa, protectora do oceano.
MATTA é o mais recente parceiro no programa ECOBOARD, uma iniciativa que ajuda a comunidade surfista a construir, comprar e surfar com pranchas high performance e sustentáveis.
Este programa de transformação social educa e assiste o publico relativamente impacto no ambiente dos seus estilos de vida através das pranchas de surf. O projecto ECOBOARD está focado em reduzir a pegada de carbono, com o uso e reciclagem dos materiais, e em reduzir a toxicidade do processo de construção.
Todas as pranchas MATTA SMARTech ficaram marcadas com o “eco-label”, um logótipo da “Sustainable Surf” que garante que estás a usar uma ECOBOARD.
Há algum tempo que Nuno Matta tem mostrado preocupação em instalar processos de reciclagem na sua fábrica pois podem-se encontrar muitos tipos de desperdícios e lixo nas fabricas de pranchas de surf. Para se fazer uma prancha de surf nova é normal deixar algum desperdício para trás mas, com algum cuidado e criatividade, esses materiais podem ser aproveitados.
Além das SMARTech ECOBOARDS já é conhecido o processo de reciclagem da MATTA, que utiliza os restos do foam para empacotar as pranchas e também para transformá-los em novos blocos.
Além disso a MATTA já construiu uma prancha utilizando materiais como garrafas de plastico, pacotes de leite, caixas de cartão, caixas de EPS, jornais, e ainda resinas e fibra do lixo. Essa prancha foi finalista na Vissla Creators Contest e foi exposta numa cerimónia de entrega de prémios do evento na Califórnia.
Como um membro da Sustainable Surf MATTA procura espalhar um pouco mais a palavra no que toca a protecção do ambiente.
Comentários