Com o resultado em Sunset Frederico Morais repetiu um feito que apenas mais um surfista na Europa conseguiu, o título de Rookie of the year da Triple Crown. O outro surfista Europeu com esse título? Tiago Pires, o surfista que se viria a tornar no melhor português de todos os tempos e uma referência na Europa e no mundo.
Mas o que significa este título na verdade?
O termo “Rookie of the year” (novato do ano em português) é usado regularmente em desportos como o automobilismo, basebol, basquetebol, futebol, golf, entre outros como o surf e visa premiar o atleta que mais se destaca na sua primeira época.
Na ASP são atribuídos dois tipos de “Rookie of the year”, no WCT e na Vans Triple Crown of Surfing. O primeiro é decidido por ranking entre os novos nomes no World Tour e em 2013 o surfista de Santa Cruz, Nat Young, já garantiu o título.
Na Triple Crown funciona de maneira semelhante, mas é aberto a um número muito maior de competidores, todos os estreantes nestes eventos havaianos. No entanto esta título traz uma conotação muito forte consigo, garantindo um grande futuro no surf.
Analisando todos os vencedores desde 1992, ano que em que este título foi implementado pela primeira vez, quase todos os vencedores não havaianos deste título eventualmente qualificaram-se para o WCT.
De facto, entre os sete havaianos a quem foi atribuído este prémio, apenas dois passaram pelo WCT, Shawn Sutton e Conan Hayes. Mas entre os estrangeiros a estatística é quase oposta pois apenas o australiano Paul Patterson, um aficionado de ondas grandes, e o norte-americano Evan Geiselman, que ainda não chegou lá mas é provável que chegue, não passaram pelo WCT.
O mesmo comprova o resultado de Frederico Morais, apesar de não garantir uma vaga no WCT, prova que certamente está no caminho certo!
Os rookies da Vans Triple Crown of Surfing.
2013 – Frederico Morais, Port
2012 – Koa Smith, Hav
2011 – Evan Geiselman, EUA
2010 – Julian Wilson, Aus
2009 – Alejo Muniz, Aus
2008 – Yadin Nicol, Aus.
2007 – Jihad Khdor, Br.
2006 – Jordy Smith, AS.
2005 – Brett Simpson, EUA
2004 – Tim Reyes, EUA
2003 – Joel Centeio, Hav
2002- Tory Barron, Hav
2001 – Jamie OBrien, Hav
2000 – Tiago Pires, Port
1999 – Nainoa Suratt, Hav
1998 – Glyndon Ringrose, Aus.
1997 – Luke Hitchings, Aus.
1996 – Paul Patterson, Aus.
1995 – Richard Lovett, Aus.
1994 – Shawn Sutton, Hav
1993 – Conan Hayes, Hav
1992 – Taylor Knox, Hav
Comentários