O Billabong XXL Awards é um dos eventos com mais prestigio do nosso desporto e ser nomeado é uma grande honra. O nosso país tem estado muito bem representado pois nos últimos foram vários os surfistas portugueses a participar neste grande evento.

Em 2013 os portugueses António Silva, Hugo Vau e João Macedo estão nomeados para a categoria de Biggest Wave, todos com ondas na Nazaré. Outras ondas surfadas na Nazaré por Kealii Mamala (nome verdadeiro) e Axi Muniain aparecem nomeadas nesta categoria mas recentemente “desapareceu” a maior candidata e mais mediática onda do ano, o drop de Garrett McNamara fotografado pelo “nosso” TóMané!

Esta onda estava nomeada mas foi retirada do website, e do concurso, a pedido do próprio GMac. A ONFIRE contactou o havaiano que nos enviou o seguinte comentário: “A razão principal (da minha retirada) é por ser contra a utilização de atletas para promover bebidas alcoólicas. Está a influenciar negativamente as pessoas que os admiram. Eu não quereria que nenhum miúdo de 15 anos fosse pensar que beber o iria ajudar a atingir os seus sonhos e objectivos. Outra razão que me fez retirar as minhas ondas da Nazaré do Billabong XXL foi porque eu não sou patrocinado pela Billabong e não surfei naquele dia para conseguir um recorde mundial ou para ganhar o prize money do XXL. Eu estava lá porque eu vivo para surfar ondas grandes, é o que eu gosto de fazer. Não preciso do painel da Billabong para medi-la. Houve uns quantos profissionais bem cotado que a mediram entre os 60 e os 110 pés.”

Aparentemente GMac não concorda com a presença do novo co-patrocinador do evento, a marca de cerveja Pacifico. Mas mais do que isso, parece haver algum desentendimento entre a organização do XXL e o havaiano, o que acaba por ser uma grande perda para Portugal e a Nazaré. Mais novidades em breve!

(Entrevista de Garrett McNamara uns dias antes de desistir do XXL)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.