O Corona Saquarema Pro terminou com as vitórias de Gabriel Medina e Alyssa Spencer, mas houve bons resultados da parte das surfistas portuguesas, nomeadamente Teresa Bonvalot e Francisca Veselko.

Para Veselko o seu 9º lugar rendeu-lhe uma subida de 9 posições no ranking, passando para o 31º lugar, sendo neste momento a terceira melhor classificada entre os surfistas portugueses. Acima dela está Yolanda Hopkins, em 23º, mas nenhuma das duas tem hipóteses matemáticas de conseguir a qualificação para Championship Tour de 2023.

Teresa Bonvalot classificou-se num incrível terceiro lugar em Saquarema, o que lhe garantiu o regresso ao top5, chegando ao Havai com grandes hipóteses de conseguir a qualificação. Contra sim tem o facto de ter um descarte alto, o que a obriga a conquistar um 5º lugar (pelo menos) para pontuar e um 2º lugar para superar a número 4 do ranking, Bettylou Sakura Johnson, isso se a havaiana não pontuar.

Caso Teresa não consiga pontuar terá que esperar que Alyssa Spencer, não faça um 9º em Haleiwa, ou que Bronte Macaulay, Nikki Van Dijk ou Sophie McCulloch não faça façam um 2º lugar ou melhor e que Vahine Fierro não vença. As possibilidade não múltiplas e o verdadeiro perigo está em Alyssa Spencer. No entanto a portuguesa está numa boa posição para fazer história e qualificar-se para o a elite do surf mundial.

Na categoria masculina os cenários são muito mais reduzidos para os portugueses. Frederico Morais está neste momento em 41º do ranking, com 5.645 pontos e um descarte de 300 pontos. Caso vença a etapa Kikas ficaria com 15.345 pontos, o que significaria que, se mais ninguém pontuar, passaria para a 8º posição do ranking. Mas mesmo se vencer (novamente) a prova de Haleiwa, poderá não ser suficiente já que muitos surfistas da 8º posição para baixo têm boas hipóteses de melhorar as suas pontuações e aumentar bastante o cut, que neste momento é 14.710. Vasco Ribeiro está numa posição muito semelhante à de Frederico em termos de pontos mas não tem competido nas provas CS e, ao que tudo indica, não estará presente em Haleiwa.

O Haleiwa Challneger realiza-se entre 26 de novembro e 7 de dezembro no North Shore de Oahu, Havai.

Comentários