O Vans US Open of Surfing foi dominado por havaianos, Ezekiel Lau e Bettylou Sakura Johnson, que, com o resultado, entraram na “bolha da qualificação”. Já os portugueses tiveram pouco sucesso em Huntington Beach, o que ditou uma descida no ranking para quase todos.
Na categoria feminina apenas Mafalda Lopes passou uma bateria, o que lhe garantiu um 17º lugar e uma subida de 9 posições no ranking, passando para a 35º posição. Já Francisca Veselko caiu 2 posições, passando para 50º e Yolanda Hopkins caiu 8 lugares, baixando para 32º do ranking. Por sua vez Teresa Bonvalot caiu 4 posições, passando de 4º lugar para 8º, o que a coloca fora da qualificação por 3 lugares.
Depois do cancelamento da etapa francesa apenas 4 resultados ficam a contar para o ranking o que não facilita o percurso de Bonvalot, que terá que conquistar 2 resultados muito bons nas três etapas que se seguem.
Na categoria masculina o panorama é ainda mais complicado. Vasco Ribeiro, o português mais bem classificado neste ranking não compareceu e caiu 10 posições, passando para 29º. Mesmo assim Frederico Morais, por ter perdido no seu heat de estreia, desceu 9 posições, ocupando neste momento a 33º posição do ranking.
Nesta categoria o top10 está bastante mais “disperso”, com poucos surfistas com vários resultados sólidos a contar e muito ainda em jogo.
Faltam neste momento três etapas para terminar este circuito, o MEO Vissla Ericeira Pro (1 a 9 de outubro), o Corona Saquarema Pro (1 a 9 de novembro) e o Haleiwa Challenger (26 de novembro a 7 de dezembro).
Comentários