Há regras não escritas no nosso desporto que por norma são “lei”, mas há excepções.
O primeiro surfista a fazer uma onda num pico nunca antes descoberto ou a acertar uma variação de um aéreo que seja muito diferente dos já conhecidos terá direito a dar nome ao mesmo. Foi mais ou menos o que aconteceu em 1999, durante o Mountain Dew Pipe Masters.
Na época Kelly Slater estava na sua primeira reforma do Championship Tour e Mark Occhilupo aproveitou para conseguir o seu muito desejado título mundial, algo que aconteceu graças às três etapas realizadas em esquerdas tubulares, Mundaka, Fiji e Teahupoo, que venceu. Occy nunca tinha batido Slater no CT e nas meias finais deste evento sofreu mais uma derrota, a mais dura do ano.
Mas o grande momento do evento foi quando Slater apanhou uma onda de cerca de dois metros e meio e tentou uma rotação no ar que nunca tinha ficado tão perto de acertar. Por várias vezes KS tinha tentado algumas rotações “impossíveis” mas nunca ficava perto de completar. Desta vez, e apesar de estar a surfar de 6’10”, tudo bateu certo, conseguindo rodar 360 graus num ângulo horizontal e também num eixo vertical. No entanto, depois de fazer a parte mais difícil, Slater parece não ter acreditado que iria completar a manobra e caiu, já na base da onda.
A manobra teve um impacto tão grande, por ter sido tentada em pleno Pipe Masters que, depois de questionado, deu-lhe o nome de “Rodeo Clown”, em homenagem ao seu grande amigo Jack Johnson, cuja música do mesmo nome tinha chegado ao topo dos “charts” um pouco por todo o mundo algum tempo antes.
A amizade entre Kelly e Jack já tinha muitos anos nesta altura e vinha desde tempos em que títulos mundiais e concertos lotados pelo mundo fora eram um sonho. Ambos faziam parte do team Quiksilver no início dos anos 90 e Jack competia na Vans Triple Crown of Surfing com regularidade, tendo inclusive chegado à final dos trials de Pipe. Um “episódio” ficou muito conhecido na época quando Slater “picou” Johnson para arrancar numa onda pesada em Backdoor que o jovem havaiano não recusou e acabou por bater com a cara no fundo e partir alguns dentes e a cabeça. Depois disso Slater nunca mais picou Jack, mas ficaram amigos até hoje e o campeão do mundo inclusivamente participou em algumas músicas dos seus primeiros álbuns.
27 anos depois de primeiro ter sido tentada pela primeira vez a manobra é mais conhecida por “Rodeo Flip”. Slater nunca completou a manobra mas outros, como Jamie O’Brien e mais tarde Dane Reynolds e Jordy Smith começaram a incluir o “Rodeo” nas suas secções de vídeo. Na WSL foi acertada apenas 4 vezes até, por Pat Gudauskas no WQS, Heitor Alves no CT de Trestles, Matt Wilkinson num WCT em Portugal e por John John Florence no Oi Rio Pro de 2015.









Comentários