O que têm em comum John John Florence, Kelly Slater, Dane Reynolds, Luke Egan, Luke Steadman, Shaun e Michael Tomson? Para começar, todos foram surfistas de topo no circuito mundial, no caso dos primos sul africanos Shaun e Michael, nos anos 70 e 80, e os restantes numa fase mais recente, tendo feito parte do Championship Tour.
Mas a ligação entre eles é mais profunda pois todos criaram as suas próprias marcas de surfwear! Shaun Tomson foi o fundador da Instinct, uma marca que teve grande impacto até aos anos 90, eventualmente desaparecendo pouco depois. A Gotcha, de Michael Tomson chegou a ser a maior marca de surf do mundo, mas também praticamente desapareceu.
O mesmo fim teve a marca de Luke Stedman, “In Sted We Smile”, que sobreviveu durante menos de 5 anos e a “Depactus” de Luke Egan, que também teve uma presença e impacto muito limitados. Dane Reynolds criou a “Former”, que ainda existe mas não é muito expressiva fora da Califórnia, e a “Outer Known” de Kelly Slater, que, mesmo estando integrada no grupo Kering e já tendo patrocinado etapas do Championship Tour, mantém-se como uma marca de um “nicho” muito especifico.
Agora surge a novidade de que também John John Florence se junta ao grupo de “fundadores” com a marca “Florence Marine X”. O 2x campeão mundial já anunciou o lançamento deste novo projecto via instagram, poucos dias depois de ter sido comunicado que, juntamente com alguns membros da família Hurley, adquiriu a marca de sapatos Simple. Esta marca teve muito impacto nos anos 90, graças em grande parte à sua muito simples mas extremamente memorável campanha publicitária nas revistas de surf internacionais. Apesar da terrível conjuntura que vivemos, algo nos diz que estes novos projectos terão grande impacto. Pode ficar a saber (pouco) mais sobre a Florence Marine X AQUI!
Comentários