O terceiro dia de prova do Pantin Classic Galicia Pro não começou sem uma longa espera pelo primeiro heat pois, apesar de ter sido marcado um check in para as 9 horas da manhã, as condições não estavam como se esperava.
O vento estava bastante forte e a maré não estava no seu melhor por isso foi mercado novo check in para as 16 horas. Aí o mar já estava muito mais composto com boas ondas de um metro (nos sets) e com o pico de esquerda e de direita a funcionar bem.
Mesmo assim a escolha de ondas era bastante importante pois quando a onda não quebrava mesmo no sítio certo perdia muito o seu potencial. Os dois portugueses que estavam no primeiro heat do dia, Zé Ferreira e Marlon Lipke, começaram da melhor forma. Zé apanhou uma boa direita onde encaixou uma série de manobras fortes, mas nenhuma tão forte com a finalização que “jogou” água para todo o lado e garantiu-lhe uma nota de 8.17. Marlon começou ainda melhor, com uma longa esquerda cheia de manobras fortes para garantir a melhor nota do heat. Pouco depois conseguiu outra esquerda semelhante mas essa era um pouco mais rápida e Lipke saiu mal de uma das manobras, conseguindo apenas uma nota da casa dos 6 pontos e, mesmo assim, a liderança.
Zé Ferreira chegou a estar em terceiro lugar no heat mas quando apanhou uma boa esquerda também ficou com um forte back up e acabou por manter a liderança até ao fim. Apesar dos ataques do australiano Perth Standlick, que no ano passado ficou em segundo numa etapa 6 estrelas em Zarautz, ambos os portugueses conseguiram avançar para o round de 32.
Outro português competiu neste dia em que apenas se realizaram os quatro últimos heats do round de 64, Pedro Boonman. O português começou bem contra três adversários de peso com uma direita com algumas batidas fortes e uma esquerda bem longa. Assim, Boonman conseguiu até a liderança numa fase inicial mas faltou um pouco da agressividade que vemos no seu free surf para conseguir “esticar” as suas notas. Entretanto os outros surfistas foram “crescendo” no heat, deixando o surfista de Carcavelos a precisar de uma nota alta no fim, sendo eliminado.
O dia de prova terminou com a vitória do francês Vincent Duvignac, um surfista que tem surpreendido muitos competidores do circuito e que se encontra na 66º posição do ranking combinado. O Pantin Classic Galicia Pro terá início novamente amanhã de manhã, e podes companhar tudo em directo neste link!
Comentários