Realizou-se hoje o Capítulo Perfeito 2018 powered by Reef, um special event português realizado na Praia do Norte, Nazaré. Depois de um ano de interregno, esta prova finalmente foi à água e mostrou que, mesmo com condições que para os parâmetros locais levariam uma nota ligeiramente abaixo do “excelente”, a Nazaré tem ondas de incrível qualidade com grande regularidade!

Com alguns sets de dois metros e ondas de metro e meio a quebrar com consistência, a procura pelos tubos foi grande e todos os que foram bem sucedidos nesta “demanda” avançaram nos seus heats. Cedo na prova os destaques foram para um dos grandes favoritos à vitória final, Tiago Pires, que conseguiu o difícil feito de entrar na média dos dois digitos no seu primeiro heat, e Luke Walsh, um charger australiano (sem ligações familiares ao mestre das ondas grandes, Ian Walsh, do Havai). Luke também surfou muito no round 3, numa bateria onde Pedro Boonman, mesmo com uma interferência e 6 pontos num pé, conseguiu passar em segundo.

Entre a “Armada Lusa”, que no draw inicial ocupavam metade das 16 vagas da prova, apenas Pires e Boonman chegaram às meias-finais, tendo ambos sido eliminados a precisar de notas acima dos 5 pontos, algo que não se encontrou com facilidade ao longo deste dia.

À final chegaram então quatro “internacionais”, os norte-americanos Cory Lopez e Balaram Stack, um francês ,William Aliotti, e um brasileiro, Lucas Chianca. Todos estes surfistas ficaram conhecidos em circuitos diferentes. Lucas Chianca venceu recentemente o Nazaré Challenge, uma prova de ondas grandes que encheu muito recentemente esta mesma praia. Cory Lopez, contemporâneo/melhor amigo/rival de Andy Irons, fez uma longa carreira no Championship Tour, onde se incluíram uma vitória em Teahupoo e várias finais em Pipeline. Apesar dos seus 40 anos, este natural da Flórida ainda surfa muito e quase conseguiu a sua primeira vitória em mais de uma década. Balaram Stack tem sido destaque como free surfer em condições tubulares, enquanto que Aliotti disputou o título Pro Junior Europeu há alguns anos com Vasco Ribeiro e Ramzi Boukhiam e tem provado que tem algo a dizer em ondas pesadas, tendo inclusivamente vencido a prova QS (1.000 pontos) em Arica, Chile.

Infelizmente o vento on-shore acabou por entrar pouco antes da final, o que deixou a perspectiva de ter uma grande disputa de tubos para outra oportunidade. Cedo no heat Chianca parecia de olho numa “dobradinha Nazarena”, mostrando mais uma vez que o seu “jogo” em ondas pequenas é de alto nível, mas faltou-lhe conseguir conectar melhor algumas manobras. Cory, por sua vez, foi se garantindo com algumas ondas com várias manobras, de onde se destaca uma direita com duas fortes batidas e uma finalização bem encaixada. Balaram tentou alguns aéreos arriscados mas não completou nenhum e terminou em 4º lugar com uma média de 3.7 pontos, Lucas ficou em 3º, Lopez em 2º e William Aliotti ficou com a vitória, contando com uma média de 8.4 pontos.

Com algumas semanas para terminar o Inverno, e uma Primavera que sempre proporciona ondas muito boas, a Nazaré promete continuar a dar grande sessões para os surfistas portugueses e internacionais que cada vez mais colocam este spot no seu mapa…

Comentários

Os comentários estão fechados.