Chegados ao dia final do Outerknown Tahiti Pro, última etapa antes do WSL finals, restam em prova apenas 8 surfistas em cada categoria.

Curiosamente nenhum surfista do top5 está em prova, excepto se contabilizarmos o ranking virtual, com os pontos que cada competidor já arrecadou nesta etapa. O que significa que há muito pouco em jogo nestas baterias finais. Neste momento apenas Kanoa Igarashi, que acabou de superar o número 5 do ranking, Griffin Colapinto, ainda pode mudar alguma coisa se superar Ítalo Ferreira, que também está garantido no top, juntamente com Ethan Ewing, Jack Robinson e Filipe Toledo.

As grandes surpresas deste evento até agora foram os wildcards, principalmente o veterano Nathan Hedge. Membro de uma geração muito forte de surfistas australianos que já se reformou há mais de uma década, “Hedgy” fez algumas finais no auge da sua carreira, a década de 00, incluindo uma em Teahupoo. Apesar dos seus melhores anos já terem ficado para trás, Nathan manteve-se bastante activo na “arena” competitiva australiana o que lhe permitiu receber um wildcard aos 43 anos, atribuído pelo seu patrocinador, Outerknown. À primeira vista foi uma aposta duvidosa para wildcard mas o que é certo é que despachou os dois primeiros classificados do ranking, Toledo e Robinson, com uma prestação incrível.

Já o outro convidado, Kauli Vaast, apenas está a fazer o que se espera dele, mostrando ser um dos grandes nomes da sua geração e um claro destaque em Teahupoo. Depois de bater Ethan Ewing e Barron Mamiya no round 1 e Ethan Ewing (novamente) no round 3, entra no dia final com um dos grandes favoritos.

Outros destaques vão para Kelly Slater, que tem aqui talvez a sua última hipótese de vencer uma prova e salvar o ano, depois de ter começado na liderança e ter caído para 17º, e ainda Matt McGillivray que parece outro surfista depois de um 2021 muito desapontante e de ter feito um “milagre” na última etapa antes do cut. A partir daí foi sempre a crescer, mas se houve um pico onde realmente surpreendeu foi aqui, em Teahupoo, tendo inclusivamente pontuado uma nota 10.

Acompanha o último dia de prova em directo AQUI!

Quartos de final masculinos:
HEAT 1: Kauli Vaast vs. Matthew McGillivray
HEAT 2: Yago Dora vs. Kelly Slater
HEAT 3: Nathan Hedge vs. Caio Ibelli
HEAT 4: Kanoa Igarashi vs. Miguel Pupo

Quartos de final femininos:
HEAT 1:
Tatiana Weston-Webb vs. Caroline Marks
HEAT 2: Stephanie Gilmore vs. Courtney Conlogue
HEAT 3: Carissa Moore vs. Vahine Fierro
HEAT 4: Brisa Hennessy vs. Lakey Peterson

Comentários

Os comentários estão fechados.