Estava prevista a entrada de swell para o quarto dia de prova do Reef Hawaiian Pro, evento Prime em Haleiwa. Mas quando os competidores dos primeiros heats chegaram à praia, pelas 7 horas locais, o mar continuava igual a sempre, flat!

Mas, com o tempo a escassear, a organização optou por não os mandar para casa e foi fazendo “calls” até ao swell realmente entrar com a dimensão mínima (mas suficiente) para arrancar com a prova. A meio do dia os sets começaram a entrar e os picos, de meio com sets maiores, foram disputados com intensidade.

Logo no segundo heat da prova estavam dois europeus, Gony Zubizarreta e Aritz Aranburu, que dominaram o heat e começaram o que seria um grande dia de prova para os surfistas europeus. Haleiwa é uma direita mas quando está pequeno “vale tudo” e a maior parte das notas altas foram pontuadas nas esquerdas. E foi precisamente nas esquerdas que os dois espanhóis fizeram as suas pontuações altas.

De resto quase todos os outros Europeus, Alain Riou, Maxime Huscenot e Marc Lacomare venceram os seus heats. Infelizmente o surfista da Praia Grande, Nicolau Von Rupp, foi uma das excepções. “Nic” foi muito selectivo no início do heat e quando apanhou as suas ondas não conseguiu pontuar bem. Os seus adversários entretanto foram construindo os seus heats e não deram grandes hipóteses a este goofy, que acabou por não apanhar qualquer onda com potencial. A sua melhor nota foi perto do fim, numa curta direita onde conseguiu fazer um snap e uma forte batida no lip para conseguir uma nota “sólida” na casa dos cinco pontos. Mesmo em cima do toque Von Rupp parecia bem posicionado para uma das maiores ondas que entraram, mas o heat acabou antes de se meter de pé e a sua passagem por Haleiwa ficou por aí.

Outros destaques deste dia de prova foram dois veteranos, Cory Lopez e Nathan Hedge. Estes surfistas que já passaram largos anos no WT mostraram que os 34/36 anos são “os novos 25 anos”, qualificando-se para o round seguinte. Nathan venceu enquanto que Cory, que entrou uns heats antes, passou em segundo graças a um voo impressionante para a esquerda.

O quinta dia de prova do Reef Hawaiian Pro promete muita acção e deverá começar já pelas 17:30 de Portugal. Acompanha tudo em directo AQUI!

(O quarto dia de prova pelos “olhos” de Aritz Aranburu)

Comentários

Os comentários estão fechados.