Apesar da curta distância partindo do nosso país o Pantin Classic Galicia Pro não conseguiu juntar todos os melhores surfistas do nosso país pois os pontos disponíveis não eram relevantes para alguns. Mesmo assim cerca de 16 competidores lusos marcaram presença e quase todos foram destaque neste primeiro dia de prova.

O campeonato começou com a prova feminina, um WQS de 6 estrelas, em que apenas uma competidora portuguesa foi eliminada, Keshia Eyre. Tanto Maria Abecasis como Teresa Bonvalot avançaram duas fases eliminando surfistas norte-americanas, sul-africanas e brasileiras, e garantindo assim uma vaga no round de 48. Ambas venceram os seus heats mas a grande surpresa foi Teresa Bonvalot que “virou” a sua bateria 13 segundos do fim com duas boas batidas de backside, passando de 3º para 1º lugar. Carina Duarte já se encontrava na segunda fase e também avançou para o round seguinte, garantindo a terceira presença portuguesa no round de 48.

Depois de terminadas estas duas fases femininas começou a prova masculina, o WQS de 3 estrelas. Na primeira fase ficaram três competidores portugueses, Pedro Barros, John Júnior e Eduardo Fernandes, este último surpreendido por um adversário que conhece bem, Pedro Boonman. Pedro começou bem o heat com algumas batidas de backside e manteve-se no mesmo pico até ao fim, mostrando que o seu surf não “vive” só de aéreos de frontside.

Logo no primeiro heat da fase seguinte foi a vez de Francisco Alves “cair”. O surfista da Caparica começou bem o heat com uma onda bem surfada mas teve dificuldades em encontrar outras oportunidades de pontuar. Nos últimos minutos o brasileiro Peterson Crisanto encontrava-se em segundo lugar e perseguiu o português até a uma zona com poucas ondas, eliminando assim as suas possibilidades de avançar.

Mas a partir daí praticamente todos os portugueses avançaram, tendo Justin Mujica sido a única excepção. João Guedes encontrava-se em terceiro lugar perto do fim do seu heat mas encontrou uma boa esquerda para passar em segundo, Ruben Gonzalez e Filipe Jervis fizeram uma “dobradinha lusa” no quinto heat desta fase eliminando Tom Cloarec e Santiago Muniz (segundo classificado nesta etapa em 2012 e irmão de Alejo) e Miguel Blanco foi “primeiríssimo” no seu heat.

Por realizar neste round de 96 ficaram os heats de Marlon Lipke e Pedro Boonman enquanto que o seeding de Vasco Ribeiro e Zé Ferreira garantiu-lhes vagas no round de 64, que se deve realizar amanhã. Acompanha os heats da “armada lusa” em directo neste link!

Comentários

Os comentários estão fechados.