A 12.ª segunda edição dos Portugal Surf Awards coroou, esta sexta-feira, os campeões nacionais de surf, Vasco Ribeiro e Francisca Veselko. Uma noite de gala para o surf nacional, que juntou e premiou, em Lisboa, os grandes destaques da Liga MEO Surf 2021 e outras individualidades e entidades que marcaram a época competitiva.

Os grandes vencedores da noite foram Vasco, que conquistou o quinto título nacional da carreira, isolando-se na lista dos surfistas masculinos com mais triunfos no circuito nacional, e “Kika”, que se estreou a vencer com idade ainda júnior. Cada um levou para casa dois troféus. Além dos troféus de campeões nacionais, Vasco Ribeiro foi distinguido pela melhor onda do ano, graças aos 10 pontos conseguidos na etapa da Figueira da Foz, enquanto Francisca Veselko foi a melhor júnior feminina. Por seu turno, Yolanda Hopkins conquistou a melhor onda do ano no feminino.

Entre as várias categorias que distinguiram os melhores do ano, destaque para a eleição de Peniche como a melhor etapa do ano, num prémio que foi decido por voto dos próprios surfistas. Os mesmos surfistas elegeram Halley Batista e Mafalda Lopes para vencedores do troféu Surfers’ Surfer. Já o prémio para a maior evolução do ano foi atribuído a Joaquim Chaves, após votação dos media partners da Liga MEO Surf.

Menção ainda para o novo prémio que distingue o clube do ano e que foi conquistado pelo Ericeira Surf Clube, por decisão inerente à performance dos seus associados.

O prémio carreira foi entregue ao site Surftotal, pelos 20 anos de existência, enquanto o juiz Nuno Trigo foi distinguido com o prémio personalidade, depois de ter marcado presença no painel de juízes dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, onde o surf fez a estreia olímpica. Por fim, outro dos grandes momentos da noite foi a distinção de José Ferreira como vencedor da segunda edição do Prémio Pedro Lima, sucedendo a Gony Zubizarreta como vencedor de um galardão que visa homenagear a memória do malogrado surfista e ator e a sua postura de fair play.

Foi ainda feito o devido agradecimento a Pedro Monteiro, que foi Director de Prova da Liga MEO Surf de 2013 a 2021, e agora termina as suas funções para abraçar outros desafios profissionais no Surf.

Liga MEO Surf 2021:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko;
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Afonso Antunes e Francisca Veselko
– Maior evolução do ano: Joaquim Chaves;
– Melhor onda: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins;
– Juniores do ano: Afonso Antunes e Francisca Veselko;
– Surfers’ Surfer: Halley Batista e Mafalda Lopes;
– Melhor Evento: Bom Petisco Peniche Pro;
– Clube do ano: Ericeira Surf Clube

Outras Distinções
– Personalidade do Ano 2021: Nuno Trigo
– Prémio Carreira 2021: Surftotal
– Prémio ANS Share: Miguel Blanco
– Prémio Pedro Lima Fair Play: José Ferreira

A Associação Nacional de Surfistas endereça os parabéns a todos os premiados, desejando grande sucessos a todos e que os seus objetivos se concretizem tão cedo quanto possível. Até 2022!

Comentários