A expectativa era grande em torno do Mavericks Invitational 2013. A temporada teve a sua quota de ondas grandes um pouco por todo o planeta mas nenhum dos “Special Events” de ondas grandes entrou na água.

Até que se fez o “call” para o Mavericks Invitational 2013, um campeonato como menos expressão que outros do género, mas com algum interesse para o público e media nesta época sem competição. A maior parte dos melhores big wave riders do planeta iriam estar presente mas em cima da hora caíram dois dos maiores nomes do evento, Kelly Slater e Shane Dorian.

Há duas versões para a ausência de Dorian, a primeira, e que faz mais sentido, aponta para uma retirada do evento devido a uma lesão no ombro que já se fazia sentir quando surfou na Nazaré. A segunda aponta para a previsão do swell, que entretanto já tinha “desvanecido” desde que o call foi feito.

Já Kelly teve razões mais politicas por detrás da sua retirada. O Mavericks Invitational anteriormente era patrocinado pela Quiksilver e dava pelo nome de The Quiksilver/Mavericks Men Who Ride Mountains Big Wave. Slater, como bom patrocinado, aparecia para credibilizar o campeonato e talvez tivesse as mesmas intenções para a prova deste ano, pois ser apoiada por outro patrocinador seu, a GoPro. Mas esta prova não é homologado pela ASP e o 11x campeão do mundo habilitava-se a receber multas e perder o seu seeding caso participasse. Slater nunca mostrou medo da ASP mas pelo sim, pelo não, não arriscou.

De resto todos os outros convidados mais conhecidos apareceram e no meio de algumas longas pausas entre os sets apareceram umas “bombas” em Mavericks. Ao contrário de outros anos, as esquerda de “Mav’s” foi um factor e vários goofies pontuaram forte de frente para a onda.

Mas a final seria vencida por um dos mais experientes surfistas de “montanhas” da actualidade, Peter Mel. O surfista de Santa Cruz apanhou algumas das melhores e maiores ondas para derrotar Mark Healey, Zach Wormhoudt, Alex Martins, Shawn Dollar e Greg Long. O prémio era um dos maiores que já se viu até agora, uma enorme gun, e claro, um cheque chorudo!

Comentários

Os comentários estão fechados.