O dia 4 do MEO Rip Curl Pro Portugal foi um dos mais curtos de sempre na história do Championship Tour, com apenas um heat realizado, o que deixou muito em aberto para os próximo dia de prova.
A disputa pelo título continua e é possível que seja finalizada amanhã, nos Supertubos. Teoricamente o campeão mundial de 2014 está a três baterias do seu segundo título mas nem tudo está na mão de Gabriel Medina. Julian Wilson apenas precisa de passar mais uma bateria para acabar com a festa do brasileiro. O seu adversário nos quartos de final será Joan Duru, um surfista que se encontra na 33º posição do ranking mas que no round 3 eliminou o número 2 do mundo, Filipe Toledo. E por falar em Toledo, o anterior líder do circuito continua na disputa pelo título e segue para o Havai como contender se Medina não vencer em Portugal. Gabriel, que teve a companhia da super estrela do futebol, Neymar, durante o dia de ontem na prova, tem mostrado um nível de surf superior a todos os outros tanto nas últimas provas como em Portugal. Já Julian também está em grande forma apesar de ter tremido esta manhã, no round 4, tendo superado Adrian Buchan por pouco.
A situação de Frederico Morais melhorou substancialmente nesta prova, mas o surfista de Cascais não está fora de perigo. O seu 9º lugar permitiu-lhe subir uma posição no ranking, superando Yago Dora mas, mais importante ainda, criou alguma distância para vários adversários muito perigosos. Mesmo assim Yago (22º) está apenas 10 pontos atrás, Connor O’Leary (23º) tem um gap de 3.090 pontos para o português e Tomas Hermes encontra-se 4.085 de distância. A eles juntam-se ainda dois surfistas que ainda podem subir muito nesta prova. Matt Wilkinson já tem garantido pelo menos um 5º lugar, o que o coloca acima de Hermes. Um segundo lugar nesta prova coloca-o a menos de 1.000 pontos de Morais e uma vitória coloca-o na frente do português. Joan Duru está numa situação parecida mas mesmo uma vitória não chega para superar Kikas. Isto significa que o nosso único membro do Championship Tour poderá precisar de fazer um bom resultado em Pipeline caso mais que um destes 5 surfistas faça um pequeno “Pipe Miracle”. Para Morais até um 13º poderá ser muito valioso pois permite-lhe deitar fora uma prova em que terminou em 25º lugar e juntar mais 1.235 pontos ao seu somatório das 9 melhores notas.
A previsão para o dia final é, mais uma vez, de ondas perfeitas nos Supertubos. Os fundos não estão no seu melhor em frente ao palanque da prova mas alguns metros mais a sul, ainda dentro da área da prova, está um pico que se assemelha a um point break tubular de direita. Várias baterias foram decididas aí e é provável que essa seja a escolha dos 8 competidores ainda em prova.
Acompanha o dia final prova em directo AQUI!
Heats dos quartos de final:
QF 1: Ítalo Ferreira vs Michel Bourez
QF 2: Gabriel Medina vs Matt Wilkinson
QF 3: Joan Duru vs Julian Wilson
QF 4: Owen Wright vs Kanoa Igarashi
Comentários