Cada vez mais a prática do surf se torna num fenómeno global. Este desporto já é praticado em quase todos os países do mundo que têm costa, e alguns que não têm. Daí não seja de estranhar que até a República de Malta, situada bem dentro do mediterrâneo, não só tenha surfistas como, até, campeonatos de surf.
O primeiro de todos foi realizado em Outubro deste ano, na baía de Ghanthuffieha. Organizado pelo italiano Valerio Cicconi, um dos grandes impulsionadoes do surf na ilha, esta prova, o Gt Open by Cicco, teve cerca de 20 competidores, oriundos desta ilha, da vizinha Gozo e alguns de Itália.
As ondas rondavam os dois metros e estavam bastante difíceis de surfar mas este grupo muito entusiasta de surf não deixou de dar espectáculo. À final chegaram Ben Martinez, Matthew Demajo e Peppi Gauci e foi o italiano, Demajo, quem levou a melhor. Um windsurfer “de mão cheia”, Matthew mostrou que também dá cartas sem vela e foi o claro vencedor desta etapa. Em segundo ficou Ben Martinez, seguido de Peppi Gauci.
Esta prova fica para a história como a primeira de surf neste país e também as boas vibrações que se viveram na praia neste dia nunca serão esquecidas. Outras etapas estão programadas para breve!
Comentários