O Taiwan Open World Junior Championships chegou ao fim com ondas “marginais” mas suficientes para sagrar mais um campeão mundial júnior.
Dois surfistas destacavam-se desde o início do evento, Samuel Pupo e Mateus Herdy, e esperava-se uma final muito equilibrada entre ambos. Ao longo da semana tanto um como outro abusaram dos aéreos, regularmente combinados com outras manobras mas, nas meias finais, um deles era surpreendido. O norte-americano Eithan Osborne não estava pronto para aceitar o roteiro que estava a ser escrito pelos brasileiros e com notas de 7.63 e 6.73 pontos deixou “Sammy” ficou pelo caminho.
Do outro lado da grelha Mateus passou dois heats bastante apertados, contra o japonês Yuji Nishi nos quartos de final e o indonésio Rio Waida nas meias. Mas, claro, na final tudo bateu certo. Com alguns aéreos impressionantes Mateus Herdy pontuou 9.77 e 8.6 para combinar o norte-americano e receber um título mundial depois de perder a sua vaga no Championship Tour por muito pouco.
Mateus junta-se assim um grupo de prestigio, que inclui nomes como Gabriel Medina, Jack Freestone, Vasco Ribeiro, Adriano de Souza e uma série de grandes nomes do surf mundial, ficando desde já de olho numa vaga na elite do surf mundial para a temporada de 2020.
Comentários